Mídia

Com sorteio de grupos, veículos dão início ao clima da Copa

Globo, SBT e CazéTV abrem espaço para exibir a definição dos primeiros confrontos da competição de 2026

i 5 de dezembro de 2025 - 8h04

sorteio Copa

(Crédito: Reprodução/fifa.com)

Nesta sexta-feira, 5, o Brasil conhecerá os três primeiros adversários da Copa do Mundo 2026, que acontecerá nos meses de junho e julho.

O sorteio da fase de grupos, que acontecerá em Washington, nos Estados Unidos, é considerado o marco das transmissões oficiais de uma das principais competições esportivas do planeta – e um dos mais valorizados produtos da mídia.

Por isso, a definição dos confrontos da primeira fase vem sendo utilizada pelos veículos brasileiros como um aquecimento para a audiência que acompanhará os jogos no próximo ano.

A Globo, que transmitirá metade das partidas da Copa do Mundo, exibirá o sorteio de grupos em um esforço multiplataforma, com transmissões na TV Aberta, sportv, geTV e ge.

No canal aberto, o narrador Luís Roberto será o âncora da transmissão, que começa às 14h, após uma exibição antecipada do Jornal Hoje. O narrador dividirá a apresentação com os comentaristas Ana Thaís Matos e Júnior. O ex-jogador Denilson, também comentarista, participará diretamente de Washington, onde também estarão os repórteres Carlos Gil e Guilherme Pereira.

No sportv, o espaço para o sorteio começa mais cedo, já no Seleção sportv, Às 12h30, com Andre Rizek, Alexandre Lozetti, Felipe Melo e Paulo Nunes conversando sobre as possibilidades dos grupos. Já o sorteio, propriamente, entra no ar às 13h50, sob o comando de Luiz Carlos Jr, com apoio de Ledio Carmona, Ricardinho e Eric Faria.

A Ge TV também exibirá o sorteio pelo Globoplay e TVs conectadas. Por conta dos direitos da Fifa, o canal esportivo não pode fazer a transmissão no YouTube e TikTok. Quem comanda o sorteio na Ge TV é Jorge Iggor, com ajuda dos comentaristas Bruno Formiga e Luana Maluf.

Por fim, a cobertura ao vivo do ge.globo entra no ar às 13h30, com as participações de Roberto Veloso e Cahe Mota.

Galvão no SBT

O SBT, que também transmitirá parte da Copa do Mundo por conta de uma parceria com a N Sports, aproveitará o sorteio para fazer uma estreia especial: a de Galvão Bueno, que será o grande narrador da competição.

Nessa quinta-feira, o SBT começou a exibir chamadas na TV e nas redes sociais, com o próprio Galvão convidando para o sorteio. Veja:

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SBT (@sbt)


Além da TV aberta, a transmissão do SBT também será exibida pelo canal pago N Sports. Nos estúdios do SBT, além de Galvão, também estarão Tiago Leifert, que compõe o time de narradores da Copa, junto de Mauro Betting e Wallace Neguerê, que ficam encarregados dos comentários e análises.

Já diretamente do local do sorteio, em Washington, participam João Venturi, Alexandre Pato e Gabi Martins.

O SBT fará a transmissão de 32 jogos da Copa de 2026. Nesse pacote, estão incluídos os três primeiros jogos da seleção brasileira e as demais partidas das fases para as quais a equipe verde e amarela avançar.

CazéTV terá 10 horas de programação

sorteio Copa

Canal de Casimiro Miguel irá transmitir os 104 jogos da Copa do Mundo (Crédito: Divulgação)

Já a CazéTV, que transmitirá todos os 104 jogos da Copa do Mundo, reservará um longo tempo para o sorteio em sua grade, iniciando a programação as 10h, com uma live que irá misturar apresentações no local do evento com comentários diretamente do estúdio durante a após a definição dos grupos.

Enquanto o sorteio não começa, o canal também exibirá um compacto para aquecer o coração da torcida: a final entre Brasil e Alemanha, de 2002, quando o País ergueu a taça da Copa pela última vez, conquistando o pentacampeonato.

A equipe da CazéTV será formada por Guilherme Beltrão e Bruna Daltry, que estarão no local do sorteio, em Washington, e por Casimiro Miguel, Luisinho, Barbara Coelho, Chico Moedas, Ju Cabral, Igor Rodrigues, Rafael Oliveira e Donan, que estarão no estúdio para comentar sobre a definição dos grupos e os adversários do Brasil.