Como será o primeiro curso voltado a formar profissionais de OOH?
Criado pela FGV Educação Executiva em parceria com a Kallas, primeira atualização voltada ao segmento terá a primeira turma em agosto de 2023
Como será o primeiro curso voltado a formar profissionais de OOH?
BuscarComo será o primeiro curso voltado a formar profissionais de OOH?
BuscarCriado pela FGV Educação Executiva em parceria com a Kallas, primeira atualização voltada ao segmento terá a primeira turma em agosto de 2023
Bárbara Sacchitiello
14 de março de 2023 - 7h44
Em agosto deste ano, a FGV Educação Executiva, em São Paulo, dará início à primeira turma de um curso de atualização em mídia out-of-home. O projeto foi desenvolvido entre a instituição de ensino e a Kallas Mídia OOH e surgiu a partir da percepção de que, embora o out-of-home seja um dos meios de maior crescimento nos últimos anos, a formação de profissionais capacitados a atuar nessa mídia não segue o mesmo ritmo.
“Não é de hoje que reconheço a necessidade e defasagem de out-of-home nas grades acadêmicas dos cursos de comunicação”, admite Rodrigo Kallas, CEO da Kallas Mídia OOH. O executivo conta que notou a lacuna durante a própria experiência acadêmica em marketing, quando o meio não era nem abordado.
“E hoje, não é diferente. Em conversas com filhos de amigos, estagiários que trabalham comigo e recém-formados, especialmente na área de marketing ou publicidade, há sempre um questionamento sobre o que é OOH e o pouco que ele é explorado”, pontua.
Kallas diz enxergar uma contradição na falta de embasamento acadêmico e na importância que o OOH detém atualmente. O mais recente relatório do Cenp-Meios, divulgado semana passada, aponta que o out-of-home foi a mídia que mais cresceu em 2022, em termos de investimentos publicitários.
No ano passado, o OOH recebeu 27,9% mais investimento em mídia do que em 2021, o que confere ao meio o share de 10,2% do bolo publicitário. Ao longo de 2022, o mercado publicitário nacional reportou ao Cenp-Meios um investimento total de R$ 2,160 bilhões no out-of-home.
As conversas que culminaram na criação desse primeiro curso voltado ao OOH tiveram início há dois anos. Kallas relata que procurou a Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, para conversar sobre a ausência do OOH na grade curricular das formações de marketing e publicidade e, após algumas conversas, começou a trabalhar em conjunto com a instituição de ensino, formando uma equipe para avaliar os cases e informações do setor, a fim de compor uma grade.
Apesar de a Kallas Midia OOH ter ajudado na elaboração do conteúdo, o CEO da companhia reforça que o curso não tem qualquer viés comercial da empresa e que o intuito da Kallas foi auxiliar na elaboração de uma grade que auxilie profissionais a atuarem de forma abrangente no setor de OOH.
O curso de OOH se encaixa na categoria dos cursos de curta duração da FGV Educação Executiva e será ministrado pelo publicitário e colunista Igdal Parnes.
O professor, que também é coordenador da FGV, diz que a instituição de ensino sempre teve como premissa estar atenta ao mercado para detectar os temas que vêm ganhando expressão e que, por isso, exigem dos profissionais uma formação mais sólida.
“Cerca de 10% do investimento publicitário no Brasil é feito através do OOH (e do DOOH, que é seu braço digital). Se considerarmos que isso coloca a mídia exterior como o terceiro meio mais importante do Brasil, atrás apenas da TV e da internet, concluímos que os profissionais de marketing e de comunicação demandam maior conhecimento e especialização no assunto”, analisa Parnes.
Por ser um curso de curta duração, a proposta será fornecer aos alunos as informações mais importantes sobre o meio OOH bem como sua importância para o atual cenário da mídia brasileira, fornecendo mais ferramentas e conhecimentos para aqueles que já trabalham ou que pretendem ingressar na área.
O coordenador adianta que a proposta é ter outras turmas para o curso e que, no futuro, a FGV Educação Executiva poderá avaliar se as aulas serão presencias ou se haverão turmas remotas.
Continue se atualizando com os principais conteúdos sobre publicidade fora de casa em nossa categoria de artigos sobre mídia out-of-home.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King