Converta Ads quer alavancar investimentos em mídia in-store
Empresa cria plataforma data-driven para planejamento de campanhas em retail media
Segundo dados da Omidia, o investimento global em retail media deve ultrapassar os U$200 milhões até 2029. Porém, entre os anunciantes brasileiros, 36% ainda não trabalham com o canal, afirma o estudo Retail Media Insights 2024, da Newtail, com apoio da Comscore e Enext. Desses, 50% citam falta de preparo. Entre as agências, os desafios são os mesmos: 51% de marketing ainda não se sentem preparadas para atuar com Retail Media por falta de conhecimento e por não ter equipe para executar as ações.
Visando sanar essas dificuldades e conquistar parte do orçamento destinado ao canal, Ariane Finavaro (ex-Publicis, Havas, JWT e BETC) e as empresas The Led e Logan se uniram para lançar a Converta Ads. Ariane atua como CEO da empresa.

Converta Ads já conta com o inventário de telas da The Led (Crédito: Divulgação/The Led)
A Converta Ads se configura como um hub data-driven para conectar agências e anunciantes a varejistas de diferentes segmentos com o objetivo de impactar o público das lojas no seu momento de maior propensão à compra, trazendo a visão de performance e growth para o ponto de venda. E, assim, impulsionar vendas e proporcionar receita adicional de mídia aos varejistas.
A plataforma integra dados das lojas – incluindo fluxo anterior, predição por IA e de caixa e tempo de permanência -, com dados mobile – expertise da Logan – para o desenvolvimento de estratégias e criativos mais assertivos, otimizando a mídia conforme a performance da loja. O cliente poderá segmentar sua campanha conforme seu objetivo, assim como localidade e público-alvo.
A plataforma oferecerá métricas de mídia, de efetividade de marca e de performance, além de dados de comportamento mobile e fluxo em loja. Ao mesmo tempo, a empresa planeja impactar a audiência do varejista – a depender do acordo com o varejista – no digital para potencializar o storytelling e reforçar a mensagem da campanha.
O lançamento da plataforma já conta com o inventário de telas da The Led que, em junho, adquiriu a empresa de mídia indoor Retail Media e agora passa a fazer a instalação, gerenciamento e comercialização do espaço de oito mil faces digitais em 2,2 mil lojas de 41 redes e 56 bandeiras de varejistas. O inventário da Retail Media, isoladamente, está em 1.005 lojas. A ambição da Converta, no entanto, é ser um hub que atua com qualquer varejista que já possua ou não telas instaladas.
A Logan fará a representação comercial da Converta Ads. A princípio, os anunciantes podem ativar as telas em formatos de 10 segundos, para aproveitar o mesmo material voltado ao OOH, em compras mensais. Posteriormente, a empresa quer ingressar em plataformas de mídia programática.
A empresa conta com um time criativo para auxiliar na adaptação das campanhas para o retail media e no desenvolvimento de projetos especiais dedicados a esses espaços. Além disso, a Converta quer tornar o varejo in-store mais inovador através de projetos de conteúdo, com influenciadores, criando uma nova linguagem para as telas, e explorando talkability e ativações em loja. A empresa também quer inovar em formatos publicitários e incluir possibilidades de patrocínio.
Conforme Ariane, a empresa planeja investir em tecnologia, incluindo DCO (Dynamic Creative Optimization) criar criativos mais customizados ajustando a mensagem por loja, endereço e faixa horária, de acordo com insights do consumidor, e na implementação de um modelo de media mix modeling para comparar a performance da mídia in-store com outros meios.