Cresce presença de idosos nas plataformas digitais, aponta relatório

Buscar

Cresce presença de idosos nas plataformas digitais, aponta relatório

Buscar
Publicidade

Mídia

Cresce presença de idosos nas plataformas digitais, aponta relatório

Relatório Beyond Age aponta que o público maduro deve ser mais considerado pelo marketing


1 de novembro de 2022 - 13h05

A presença de indivíduos entre 65 anos e 75 anos nas plataformas digitais cresceu de forma expressiva nos últimos sete anos. Essa informação faz parte do relatório Beyond Age: Para além da idade, assinado pela Kantar Ibope Media.

Idosos nas plataformas digitais

Relatório aponta crescimento na presença de pessoas com mais de 65 anos no ambiente digital (Crédito: BlurryMe/Shutterstock)

De acordo com o estudo, de 2015 a 2022, a conexão desse público no Instagram teve alta de 4.937%. No YouTube, o aumento percentual chegou a 886% no período avaliado. Além disso, no WhatsApp e no Facebook, o salto na participação no ambiente digital dos 65+ foi de 707% e 255%, respectivamente.

Eduardo Alves, head of go-to-market & field marketing da Kantar Ibope Media, diz que os dados apontam para a necessidade de mudança de olhar para esse recorte da sociedade. “O mercado deve olhar para a geração Baby Boomer como parte do mainstream de consumo, e não mais como minoria de pouca representatividade. Portanto, é fundamental para oferecer mais protagonismo a essa geração e aproveitar melhor as oportunidades de consumo dentre esse público”, afirma.

Proporção nas plataformas

Proporcionalmente, o relatório mostrou que, no Facebook, para cada usuário adicional de 12 anos a 19 anos, existem 7,4 novos usuários acima de 65 anos. No WhatsApp, por sua vez, são 8,5 para cada jovem. O YouTube apresenta relação de 9,1 para um e o Instagram tem 21,7 para um.

Alves complementa que é preciso haver movimento de segmentar campanhas não somente por dados demográficos, como idade. Sendo assim, experiências de vida e comportamento se tornam fundamentais para resultados mais assertivos. “A questão tem como premissa o fato de que os targets baseados em idade, geralmente, são generalizados por grupos geracionais, mas pouco compreendidos. Eles se tornam atalhos para segmentar milhões de consumidores e, muitas vezes, levam a análises unidimensionais e, algumas vezes, míopes”, alerta.

A pesquisa

A Kantar construiu o relatório Beyond Age com base nos dados do Target Group Index, que mede comportamento e consumo em 12 regiões metropolitanas no Brasil. Também foram analisadas informações do Target Group Index Global Quick View, levantamento global presente em 35 países.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cofundador da OpenAI apresenta sua própria empresa de tecnologia

    Cofundador da OpenAI apresenta sua própria empresa de tecnologia

    Ilya Sutskever inaugura a Safe Superintelligence, que quer criar máquinas tão inteligentes quanto humanos de forma segura

  • Endrick é escalado para anunciar conteúdo esportivo no Disney+

    Endrick é escalado para anunciar conteúdo esportivo no Disney+

    Jogador estrela campanha que faz parte da comunicação do grupo Disney sobre a união das plataformas de streaming