Assinar

Globo: foco de investimentos é no conteúdo e tecnologia

Buscar

Globo: foco de investimentos é no conteúdo e tecnologia

Buscar
Publicidade
Mídia

Globo: foco de investimentos é no conteúdo e tecnologia

Chief financial officer do grupo, Manuel Belmar comenta os resultados financeiros de 2019 e afirma que digital segue como o centro das atenções


20 de março de 2020 - 8h25

MG4, novo complexo de estúdios inaugurado no ano passado, para abrigar as produções de todas as plataformas (Crédito: Divulgação/Globo)

Ainda nos últimos meses de 2018, quando fazia o planejamento financeiro para o ano seguinte, o Grupo Globo, assim como boa parte da indústria da comunicação, tinha a expectativa de ver uma retomada mais significativa da economia nacional. “Era consenso geral que 2019 seria um ano de retomada da economia. O que aconteceu, no entanto, é que esse crescimento demorou a acontecer, o que frustrou bastante as expectativas. Foi um momento de navegar em mares mais difíceis porque não queríamos comprometer os investimentos que ja havíamos planejado para o ano”, conta Manuel Belmar, executivo que ocupava a liderança de operações da Globosat e que, desde o ano passado, como parte da unificação das empresas no movimento Uma Só Globo, passou a responder pela gestão financeira de todo o grupo.

Os investimentos a que Belmar se refere são orientados por duas frentes, que representam os pilares que a Globo enxerga para seu futuro: fortalecimento em conteúdo e em tecnologia. A empresa vem priorizando os investimentos de sua plataforma de streaming, o Globoplay, que ganhou um reforço tanto em termos de conteúdo original, com a produção de séries, como a aquisição de conteúdo internacional, para incrementar o cardápio. Nesta semana, em razão da crise do coronavírus, a plataforma se antecipou em avisar ao público que parte do conteúdo estará disponível de forma gratuita, para quem não é assinante.

Além de investir no conteúdo, é preciso também aprimorar as formas de levá-lo às pessoas. O CFO comenta que, no caminho para se consolidar como uma empresa multiplataforma, a Globo tem o desafio de criar uma estrutura de tecnologia e de dados para que seus programas, novelas, séries, telejornais e outras produções possam trafegar pela TV aberta, paga, digital e streaming de maneira fluída. “Em termos de tecnologia, essa expansão requer um investimento em infraestrutura, inteligência de dados e em ferramentas para conhecer melhor nosso consumidor e oferecer melhores soluções ao mercado”, analisa Belmar.

A manutenção dos investimentos nesse processo de transformação digital mostra, na visão do executivo, que a emissora vem seguindo um objetivo correto em seu planejamento de finanças. Os resultados financeiros do grupo, divulgados nesta semana, mostram que a companhia encerrou 2019 com uma receita de R$ 14,1 bilhão, quantia 4% menor do que a registrada no ano anterior. Desse montante, 60% é proveniente do faturamento obtido com publicidade, frente de negócios que também teve uma redução (8%) em relação aos números de 2018. O executivo destaca, no entanto, que o grupo ampliou os negócios provenientes de soluções de publicidade digital, divisão que também vem sendo priorizada na agenda da companhia.

Em meio a um período de incertezas trazidas pela proliferação da pandemia do coronavírus — e suas ainda imprevisíveis consequências para todas as indústrias, inclusive a de comunicação e mídia —, Belmar destaca que um dado do balanço financeiro é crucial para trazer segurança ao grupo. A Globo terminou 2019 com um caixa de R$ 10,5 bilhões, 3% a mais do que a reserva financeira que tinha no ano anterior. “A produção de caixa, que é algo que temos tratado de manter todos os anos, é o que dá sustentação para sustentar nosso ciclo de investimento e liquidez em momentos conturbados como o atual”, pontua.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies