Assinar

Google Brasil divulga impacto econômico em 2018

Buscar

Google Brasil divulga impacto econômico em 2018

Buscar
Publicidade
Mídia

Google Brasil divulga impacto econômico em 2018

Segundo empresa, ferramentas de publicidade ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões no País no ano passado


18 de março de 2019 - 14h37

O Google Brasil divulga nesta segunda-feira, 18, seu relatório de impacto econômico a respeito de 2018. Nele, compartilha números e cases a respeito do uso de suas ferramentas no País.

 

Norival da Silva Júnior, da Ygarapé Tour, um dos cases destacados pelo Google (Crédito: Divulgação)

A plataforma afirma, por exemplo, que suas ferramentas de busca e publicidade ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões no Brasil em 2018 e que mais de 60 mil empresas, incluindo publishers e ONGs, utilizaram soluções como Google Ads e Ad Sense.

O Google diz que os cálculos são realizados segundo diferentes estimativas desenvolvidas por economistas e pesquisadores que calculam diferentes variáveis, como custo por clique, o valor de lances na plataforma programática, o investimento média em campanhas, entre outros atributos. A metodologia foi validada em papers acadêmicos, mas são dados exclusivamente internos, não-auditados.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, Fabio Coelho, diretor geral do Google no Brasil e vice-presidente global da plataforma, afirma que a empresa realiza com frequência “debates no sentido de ajudar no acesso a mais ferramentas digitais, seja do ponto de vista do usuário, seja das empresas, inclusive nas pequenas e médias, em que é até maior”. Segundo ele, um dos destaques nesse desenvolvimento são justamente as pequenas e médias, que têm pouco acesso às ferramentas publicitárias mais tradicionais. “Essa capacidade de democratizar o acesso à comunicação às pessoas e PMEs, que é a coluna vertebral da sociedade e vivem nas bordas do mainstream, é fantástico. É a democratização a aprender, empreender, comercializar, se divertir… Todo o restante é desdobramento disso”, afirma. (Veja a entrevista completa de Fábio Coelho na edição 1852, de 18 de março de 2019, exclusiva para assinantes.)

Em seu relatório, a empresa também compartilha alguns cases de PMEs que tiveram bom desempenho usando algumas das ferramentas Google. Entre elas, está a agência de turismo Ygarapé Tour, de Bonito (MS), que incrementou sua estratégia de marketing no Google Ads por meio de vídeos no YouTube. A Manaós Tech, empresa de tecnologia nascida dentro da Universidade Federal do Amazonas, relata como desenvolveram um aplicativo de conversão de áudio em texto e trabalharam em sua divulgação no Google Play. Marcio Luis da Silva, instrutor de tênis e dono de escolinha para crianças em São Paulo, conseguiu aumentar as visitas em seu site com Google Ads e monitoramento de Analytics.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo

    Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo

    No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo

  • Maioria dos consumidores rejeita publicidade no streaming, diz pesquisa

    Maioria dos consumidores rejeita publicidade no streaming, diz pesquisa

    Estudo realizado pela Hibou aponta, ainda, que 64% do público admite já ter deixado de assinar algum serviço de conteúdo