Mídia
Google lança recurso para proteção de dados dos anunciantes
Confidential Matching utiliza criptografia em Ambientes de Execução Confiáveis para garantir proteção de dados primários dos clientes
Google lança recurso para proteção de dados dos anunciantes
BuscarGoogle lança recurso para proteção de dados dos anunciantes
BuscarConfidential Matching utiliza criptografia em Ambientes de Execução Confiáveis para garantir proteção de dados primários dos clientes
Meio & Mensagem
12 de setembro de 2024 - 10h00
Nesta quinta-feira, 12, o Google lança uma nova solução como parte de seus esforços em prol da privacidade dos usuários e dos anunciantes. Denominado Confidential Matching, o recurso usa criptografia para proteger dados de anunciantes.
Segundo a big tech, a solução visa auxiliar a conexão dos anunciantes com seu público-alvo e na mensuração das campanhas.
O Confidential Matching usa soluções de computação para garantir a confidencialidade dos dados proprietários first party dos anunciantes durante o processamento de dados para campanhas. Os dados serão criptografados em Ambientes de Execução Confiáveis, ou seja, uma área de memória em nuvem protegida do restante por criptografia.
Conforme a empresa, segmentos como os de finanças e saúde utilizam Ambientes de Execução Confiáveis. Assim, o recurso visa a construção de um ambiente seguro para manipulação de dados primários.
Além disso, apenas parceiros autorizados terão acesso às informações. Segundo comunicado da big tech, nem o próprio Google terá acesso aos dados. Adicionalmente, o Google irá oferecer comprovações de que os dados são usados apenas segundo a finalidade estabelecida pelo anunciante.
A empresa tornou os códigos de programação abertos para que desenvolvedores possam acessar e customizar conforme as necessidades de cada parceiro. O intuito é trabalhar no aprimoramento da solução junto ao mercado.
A princípio, o Confidential Matching estará localizado no Customer Match, do Google Ads Manager. Posteriormente, o Google visa expandir a funcionalidade para mais produtos da big tech.
“O cenário atual da publicidade digital exige um maior enfoque na privacidade, e o Confidential Matching foi desenvolvido para atender a essa demanda. Mudanças de mercado exigem novas maneiras de construir confiança com o usuário, respeitando a privacidade de seus dados”, diz a companhia, em comunicado.
Esse é o primeiro anúncio do Google em relação à privacidade desde que a companhia anunciou a descontinuação do projeto de fim dos cookies no Chrome. Em julho, a big tech reconheceu que a transição para uma realidade sem dados de terceiros exige esforços e impacta todo o mercado de publicidade online.
O Google disse que irá apresentar uma alternativa ao projeto. Em vez de dar fim aos cookies, o Google quer oferecer o poder de decisão ao usuário. A partir de uma nova solução – ainda em definição – os usuários poderão fazer uma “escolha informada” em relação a sua navegação na internet. A big tech ainda estuda como implementar essa solução.
Compartilhe
Veja também
Tribunal de Contas suspende licitação de OOH do Rio de Janeiro
Órgão interrompe processo de concessão do mobiliário urbano, que recebeu documentos das empresas interessadas nesta semana e realizaria o pregão na próxima quarta, dia 9
Telecine cria sessão para ajudar pessoas a controlarem a ansiedade
Após pesquisa, que revela que muitas pessoas buscam filmes como alívio emocional, canal terá nova faixa de filmes todas as segundas-feiras