Instagram usa personagens para falar de segurança na campanha #DeBoaNoInsta
Com conceito criado pela Africa, plataforma quer divulgar ferramentas de proteção ao usuário em ação direcionada à geração Z
Instagram usa personagens para falar de segurança na campanha #DeBoaNoInsta
BuscarInstagram usa personagens para falar de segurança na campanha #DeBoaNoInsta
BuscarCom conceito criado pela Africa, plataforma quer divulgar ferramentas de proteção ao usuário em ação direcionada à geração Z
Bárbara Sacchitiello
31 de agosto de 2021 - 8h19
Criar uma senha mais forte; estabelecer um grupo de melhores amigos para compartilhar conteúdo; bloquear pessoas que fazem comentários indesejados; denunciar postagens ofensivas. São diversos os recursos que o Instagram já oferece para que os usuários naveguem pela plataforma de maneira mais segura.
Como muitas pessoas, entretanto, ainda não sabem os passos para tornar essa experiência de uso mais agradável, a rede social dá início a uma campanha no território brasileiro para destacar suas medidas de segurança, privacidade e proteção. “A ideia dessa campanha surgiu a partir de um monitoramento do comportamento do nossos target. Mapeamos as principais dúvidas que sabemos que as pessoas têm e entendemos que já possuímos ferramentas que possam ajudá-las a ter uma experiência mais segura e melhor bem-estar ao usar nossa plataforma”, explica Bernnardo Bonnard, gerente de consumer marketing do Instagram.
A campanha ganhou o nome de #DeBoaNoInsta e foi desenvolvida junto à agência Africa, que criou um conceito lúdico e com linguagem simples para impactar sobretudo a geração Z, que corresponde a maior parte dos usuários do Instagram. “A partir desses territórios mapeados pelo Instagram, quisemos tirar essas explicações sobre segurança da linguagem técnica e trazê-las de forma lúdica ao target e aí decidimos transformas as ferramentas de bloqueio, de denúncia e de melhores amigos, por exemplo, em personagens” explica Rodrigo Marangoni, diretor executivo de criação da Africa.
Junto à agência, a plataforma mapeou as ferramentas que melhor podem auxiliar os usuários no dia a dia, transformando-as em personagens, como o “Block” ou o “Close Friends”. Cada umas dessas figuras que ilustram a campanha aparecerão em filmes, veiculados no próprio Instagram, e serão dubladas por personalidades conhecidas dos mais jovens: Malena, Duda Pimenta, Igor Cavalar, Thiago Marques, Gloria Groove e Enaldinho. De forma didática, esses personagens – e suas vozes – mostrarão onde estão as ferramentas no Instagram pelas quais é possível bloquear um perfil indesejado, deixar a senha mais segura ou fazer uma denúncia por violação das regras.
Esses criadores de conteúdo também publicarão, em seus perfis, mensagens sobre essas formas de tornar a experiência do usuário mais segura.
Os personagens também ganharão vida em forma de GIFs, sticks e imagens que começam a ser veiculadas no Instagram nesta semana. A ideia é manter a campanha no ar até o final de outubro.
Embora em outros mercados o Instagram já tenha veiculado campanhas e promovido ações a respeito da segurança na plataforma, o Brasil é pioneiro na criação de um conceito que foca especificamente os mais jovens e de forma lúdica, na visão de Bonnar. “O Brasil é um mercado muito influente para o Instagram e essa campanha certamente pode servir de inspiração a outros mercados. Estamos sendo pioneiros nesse conceito e a ideia é influenciar”, complementa.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix