Jornais mudam rotina para Copa do Mundo
Parcerias de conteúdo e versões em outras línguas são as principais ações
Parcerias de conteúdo e versões em outras línguas são as principais ações
Nathalie Ursini
12 de junho de 2014 - 5h30
Os jornais do Brasil parecem animados com a estreia da Copa do Mundo de 2014, realizada no País. Para garantir ampla cobertura jornalística, os diários O Povo, do Ceará, A Tarde, da Bahia, e Jornal do Commercio, de Pernambuco, firmaram parceria de conteúdo para o período do mundial.
Como as três capitais são cidades-sede dos jogos na Copa de 2014, a ideia do projeto é permutar conteúdos entre os três jornais e seus portais de notícias, para possibilitar aos leitores do Ceará, Pernambuco e Bahia acesso maior a tudo que acontece nos bastidores das seleções.
“A concretização desta parceria sobre conteúdos é o que existe de mais moderno na comunicação. Juntos nós somos mais fortes. E ganhamos relevância editorial e institucional. Nós, em O Povo, acreditamos que, juntos com A Tarde e Jornal do Commercio, poderemos oferecer aos nossos leitores conteúdos diferenciados e sinérgicos”, destaca Arlen Medina Néri, diretor-geral de jornalismo do grupo de comunicação O Povo. Ele lembra também que a iniciativa fortalece a relevância da imprensa regional e acrescenta que essa parceria é inédita e tem potencial para ser ampliada.
Outras línguas
E para agradar também os turistas que vem para o campeonato, alguns jornais decidiram fazer versões em outras línguas. O jornal A Cidade, de Ribeirão Preto (SP), por exemplo, edita versões também em francês, já que a delegação francesa escolheu a cidade para se estabelecer nessa primeira etapa.
Já o jornal Hoje em Dia (MG), do grupo Bel, terá um caderno totalmente em espanhol, com notícias e informações sobre as seleções, Copa e dicas culturais, gastronômicas e roteiros de passeios na cidade.
No Rio Grande do Sul, o Zero Hora, do Grupo RBS, edita cadernos diários em inglês e espanhol. As edições especiais serão distribuídas gratuitamente em hotéis, hostels, restaurantes, pontos turísticps, centros de informações, aeroporto, rodoviária e consulados de Porto Alegre. A iniciativa faz parte da Liga dos Fanáticos, projeto multimídia do Grupo RBS, que tem patrocínio de GVT, Santander e Fiat.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King