Linda Yaccarino: quem é a nova CEO do Twitter?
Com décadas de experiência na indústria de publicidade na TV, executiva é conhecida por atuar em prol de novas estratégias de mensuração de audiência
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Meio & Mensagem
15 de maio de 2023 - 16h36
Linda Yaccarino, ex-executiva de publicidade da NBCUniversal, foi escolhida, na semana passada, como a nova CEO do Twitter. A nomeação da executiva acontece em um momento em que o Twitter tenta recuperar anunciantes, muitos dos quais fugiram da plataforma após sua aquisição por Elon Musk, em outubro de 2022.
A nova CEO não apenas é um nome muito respeito no mundo da publicidade como também tem dedicado sua carreira a ampliar as discussões sobre transparência e brand safety.
Veja, abaixo, um pouco mais sobre a nova líder global do Twitter.
Linda Yaccarino tem 60 anos e uma extensa carreira na área de publicidade de televisão. Mais recentemente, ocupou o posto de chairman e líder de publicidade e parcerias. Em recente entrevista ao Ad Age, a executiva contou que vem de uma família italiana tradicional e católica. Ela se descreveu como uma executiva de negócios contemporânea e progressista, mas, na mesma dose, uma pessoa tradicional em suas relações”.
A mãe de Linda faz parte da primeira geração de imigrantes ítalo-americanos e, seu pai, da segunda geração desse grupo, seguiu carreira na polícia enquanto estudava, no período noturno. A executiva tem duas irmãs, sendo uma delas gêmea, idêntica. Yaccarino é casada e tem dois filhos. No último ano, tornou-se avó.
No início deste ano, a nova CEO do Twitter disse que, caso não trabalhasse com publicidade, se candidataria ao posto de prefeita da cidade de Nova York. “Muitas pessoas especularam por algum tempo se eu me candidataria”, admite, dizendo que não o faz por não ser um bom momento.
Yaccarino chegou à NBCUniversal em 2011, como head de vendas digitais e de caso. Em setembro de 2012, foi promovida a presidente de ad sales. Ela, posteriormente, foi novamente promovida ao cargo de chairman global de publicidade e parcerias, cargo que vinha ocupando desde outubro de 2020, em que era responsável por supervisionar uma nova unidade de dados, publicidade local e regional, além da equipe de iniciativas estratégicas.
Ela é conhecida no mercado por ser uma negociadora dura, estabelecendo o tom para as negociações de preços. A executiva também tem defendido mudanças na indústria; primeiro, reunindo as divisões antes isoladas das transmissões, cabo e digital sob o mesmo guarda-chuva para simplificar os negócios, reduzindo cargas comerciais, inclinando-se para a segmentação de anúncios e dados de audiência e, mais recentemente, ajudando a moldar o futuro da publicidade em streaming.
Antes da NBCU, Yaccarino passou quase duas décadas na Turner, onde esteve por trás da iniciativa de substituição de transmissão, trabalhando para posicionar o conjunto de canais pagos da companhia de forma competitiva.
Uma das maiores plataformas de atuação de Yaccarino tem sido a necessidade de revolução na medição. Há muito tempo, ela adverte a Nielsen por sua incapacidade de acompanhar um cenário fragmentado de audiência. Em 2017, Yaccarino reuniu altos executivos de redes rivais, agências de mídia e anunciantes, organizando um summit a respeito de mudanças de métricas. Mas, na época, não foram criadas muitas soluções.
A NBCU tem estado na vanguarda dos testes de medição alternativos de audiência, em um esforço para fazer com que a indústria deixe de depender predominantemente da Nielsen. Mais recentemente, a Nielsen fez parte dos esforços para reunir o setor no chamado Joint Industry Council para definir padrões, coordenar a coleta de dados dos programadores e certificar os players terceirizados para medir o público do streaming a partir de 2024. Na opinião de Yaccarino, o futuro estaria nas novas métricas de identidade.
Linda Yaccarino não era uma fã de plataformas sociais. Embora a NBCU tenha fechado acordos de conteúdo com Facebook e Twitter, Yaccarino frequentemente criticou suas práticas de mensuração. Durante o upfront da NBCU, em 2017, ela foi ao palco e advertiu: “Quando se trata de medição, não avaliamos nosso dever de casa”, disse, em uma provocação direta ao Facebook. “O que diabos é um ‘view’ afinal? Alguém que deu um like já entrou em sua loja, comprou seu produto ou dirigiu um carro na concessionária?”, questionou.
Mas, desde que Elon Musk assumiu o Twitter ano passado, Yaccarino tem sido uma voz de suporte ao bilionário. Durante o Ad Age Conference, em novembro, Yaccarino disse que estava “obcecada” com suas manobras e acrescentou que não havia uma rede substituta para o Twitter. “Ele pode aprender sobre publicidade. Deem um tempo, eu posso ensinar a ele”, declarou ela.
Linda Yaccarino foi nomeada para o conselho de esportes, fitness e nutrição do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2018.
“Algumas pessoas acharam que era um pouco controverso por causa do governo”, disse Yaccarino em uma entrevista ao Ad Age, em 2022. Ela rejeitou às objeções em relação à sua adesão ao conselho e também apontou suas qualificações para o trabalho, com relacionamento próximo a ligas e negócios.
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