LinkedIn completa dez anos

Buscar
Publicidade

Mídia

LinkedIn completa dez anos

Rede social dirigida a contatos profissionais comemora uma década de vida com 225 milhões de usuários e 26 escritórios mundo afora


7 de maio de 2013 - 12h41

Conhecida como a “rede social corporativa”, o LinkedIn completa esta semana dez anos de vida. A data é celebrada junto à marca de 225 milhões de usuários.

Apesar de ser alguns anos mais nova que o Google – criado em 1998 –, o LinkedIn pode ser considerado um decano das redes sociais. É anterior ao Facebook (2004), ao Orkut (2004), ao YouTube (2005), ao Twitter (2006) e contemporânea de redes cambaleantes, como o Friendster e o MySpace.

O site só foi ao ar em maio de 2003, mas a startup foi fundada seis meses antes por Reid Hoffman, ex-executivo do PayPal. Seu diferencial foi oferecer uma organização de perfis e conteúdos voltada ao mercado de trabalho – uma rede que une contatos profissionais e destaca o currículo e o expertise de seus círculos. Também favoreceu o fato de o LinkedIn ter criado modelos de negócios desde seus primeiros meses, ao contrário de muitos concorrentes. Além de anúncios, há assinaturas de classificados de emprego e contas premium.

A empresa começou a dar lucro em 2006. Em 2012, faturou US$ 972,3 milhões, aumento de 86,2% em relação ao ano retrasado. Hoje fatura aproximadamente US$ 300 milhões por trimestre. Nesse ritmo, a receita deste ano deve superar a do ano passado já em setembro.

O LinkedIn começou a operar internacionalmente em 2008, quando abriu seu escritório em Londres e lançou seu serviço em espanhol e francês. Em 2010 lançou em português e em novembro do ano seguinte, abriu seu primeiro escritório latino-americano, em São Paulo. Também em 2011 fez sua oferta pública de ações e tornou-se uma SA. Hoje possui 3,7 mil funcionários e 26 escritórios em todo o mundo. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos