Assinar

Meta suspende soluções de IA generativa no Brasil

Buscar

Meta suspende soluções de IA generativa no Brasil

Buscar
Publicidade
Mídia

Meta suspende soluções de IA generativa no Brasil

Decisão da big tech acontece dias após determinação da ANPD, referente à suspensão da coleta de dados dos usuários para treinar a tecnologia


18 de julho de 2024 - 11h11

*Atualizada às 11h50

A Meta suspendeu os recursos de inteligência artificial (IA) generativa no Brasil.

Meta deve ultrapassar TV

(Crédito: AdobeStock)

A decisão ocorre dias depois de a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) ter determinado a suspensão da vigência da política de privacidade da Meta, atualizada no final de junho, sob uma pena de multa de R$ 50 mil por dia. Com a atualização, o usuário autorizava o uso de dados das plataformas para treinar os sistemas de IA da empresa

Logo após a determinação, a Meta chegou a pedir reconsideração à ANPD – que manteve a Medida Preventiva em relação à política.

A companhia apontava que utilizava informações publicamente disponíveis online e licenciadas. Além disso, fazia uso de dados compartilhados nos produtos e nos serviços da Meta.

Em comunicado, a Meta afirmou que decidiu “suspender ferramentas de IA generativa que estavam ativas no Brasil enquanto engajam com a ANPD para endereçar suas perguntas sobre IA generativa”. A gigante da tecnologia mantém as ferramentas de IA generativa em outras partes do mundo.

O compartilhamento, inclusive, colocou o WhatsApp como alvo de ação. Nessa semana, Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP) e o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) protocolaram uma ação judicial contra a plataforma.

Segundo os órgãos, a rede social estaria utilizando de forma abusiva as informações pessoais de seus consumidores por meio do WhatsApp, violando a Lei Geral de Proteção de Dados, bem como o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os órgão preveem uma multa de R$ 1,7 bilhão à Meta.

No que diz respeito à nova política, a big tech apresentou uma atualização em nove de julho, retirando os trechos sobre a coleta de dados para treinar sua IA.

De acordo com apuração realizada por Meio & Mensagem, a suspensão das soluções não tem relação direta com a determinação da ANPD, uma vez que a autoridade pede apenas suspensão da vigência da política de privacidade, e não necessariamente das ferramentas já existentes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também