Assinar

O mercado aprendeu a usar o WhatsApp?

Buscar
Publicidade
Mídia

O mercado aprendeu a usar o WhatsApp?

Aplicativo de mensagens completa oito anos com novas funções de foto e vídeo e como opção importante de estratégia mobile


24 de fevereiro de 2017 - 8h34

whatsapp

No início da semana, o WhatsApp incorporou funções de vídeo e foto

O aplicativo de mensagens WhatsApp completa oito anos nesta sexta-feira, 24, com nova roupagem. No início da semana, o Facebook, dono do aplicativo, introduziu o recurso Stories, tradicional do Instagram, também no Zap Zap. O usuário poderá atualizar seu status com fotos e vídeos, emojis, textos e desenhos, assim como no Snapchat ou o Instagram Stories. O aplicativo, que foi comprado em 2014 pelo Facebook, já ultrapassa a marca de um bilhão de usuários.

Neste período, muito se discutiu sobre as funcionalidades do aplicativo para a publicidade tendo em vista a necessidade de criar formatos que não fossem intrusivos. Moa Netto, VP de Criação da W3haus, explica que com sua evolução o aplicativo passou a oferecer importante ferramentas de interação com o público. “Há alguns anos que usamos a ferramenta para clientes como Sonho de Valsa e O Boticário. A campanha mais recente que tivemos foi para o lançamento de Tic Tac Maçã Verde, nesta semana. Em menos de uma hora de interação a ação registrou mais de cinco mil mensagens de texto e áudio, além de quase 400 ligações “, diz Netto.

Paulo Sanna, CCO da Wunderman, explica que o WhatsApp também foi importante para ampliar a comunicação das marcas com públicos específicos. “Fizemos uma ação com Shell Rimula após identificarmos que o Whatsapp era uma ferramenta indispensável na vida do caminhoneiro, principal público da marca. A estrada é uma experiência solitária, mas que pode ser transformada com a ajuda do aplicativo. Criamos uma oportunidade para inserir a marca nesse contexto. Convidamos a Sula Miranda e a dupla Rio Negro e Solimões para gravar uma coleção de vídeos para Whatsapp com mensagens que os caminhoneiros compartilham regularmente em seus grupos”, diz Sanna.

Gláucia Montanha, diretora-geral de mídia da Y&R, explica que o Whatsapp virou uma das ferramentas mais poderosas do celular para viralização de conteúdo. “É possível, em questões de minutos, a marca viralizar uma mensagem para milhões de pessoas. Para essa ação aproveitamos esse recurso para potencializar o alcance do ‘Hoje é Dia de Verão’, da Itaipava”, diz Gláucia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies