Para SBT, Copa do Nordeste reforça presença regional
Agora sem a parceria com o Esporte Interativo, emissora incrementa número de cotas de patrocínio e vê torneio como elemento de diversificação da grade
Para SBT, Copa do Nordeste reforça presença regional
BuscarPara SBT, Copa do Nordeste reforça presença regional
BuscarAgora sem a parceria com o Esporte Interativo, emissora incrementa número de cotas de patrocínio e vê torneio como elemento de diversificação da grade
Bárbara Sacchitiello
18 de setembro de 2018 - 18h19
Após anos sem ter um torneio de futebol em sua grade de programação, o SBT voltou a campo neste ano, quando fez um acordo com o Esporte Interativo para exibir, na TV aberta, a Copa do Nordeste. Recentemente, quando a Turner anunciou ao mercado que o canal EI não mais existiria na TV linear, a emissora de Silvio Santos tratou rapidamente de comunicar que a parceria com a Copa do Nordeste seguiria firme.
Nesta terça-feira, 18, reuniram-se na sede da emissora, em São Paulo, representantes da CBF, da Liga do Nordeste (organizadora do campeonato), dirigentes dos clubes participantes e representantes das afiliadas da emissora na região para apresentar os planos para a edição 2019 da Copa do Nordeste. Assim como aconteceu neste ano, as transmissões serão feitas por dez afiliadas do SBT na região: TV Aratu (Bahia); TV Ponta Verde (Alagoas); TV Jornal Recife e TV Jornal Caruaru (Pernambuco); TV Tambaú – João Pessoa e TV Borborema – Campina Grande (Paraíba); TV Ponta Negra (Rio Grande do Norte); TV Jangadeiro (Ceará); TV Cidade Verde (Piauí) e TV Difusora (Maranhão). Não haverá, por enquanto, transmissão do torneio em rede nacional.
“Ter novamente um produto esportivo na grade agrega muito para a audiência das afiliadas da emissora na região. Sabemos que, para uma TV ser forte, ela precisa se fortalecer em todas as regiões onde atua e uma transmissão desse tipo é capaz de trazer bons resultados. Além disso, um torneio como a Copa do Nordeste agrega um elemento pouco comum para a grade do SBT, o que nos permite também atrair anunciantes que, geralmente, não teriam tanta conexão com nossa programação regular”, explica Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing do SBT.Para o representante do Comitê SBT Nordeste (que reúne as afiliadas da emissora na região), Ciro Thomaz, o desempenho da Copa neste ano mostrou que o torneio era um grande investimento para a emissora. “A audiência foi nosso grande aspecto motivador para continuar essa parceria. Tivemos resultados interessantes em todas as regiões, principalmente nas praças de Salvador, Recife e Fortaleza. E como a Copa do Nordeste consegue movimentar bastante o interesse das pessoas, também conseguimos perceber um engajamento mais direto com o público”, comentou Thomaz, que também é diretor da TV Jangadeiro, afiliada do SBT em Fortaleza.
Cotas e planos
Nessa semana, o representante do Comitê SBT Nordeste e o departamento comercial da emissora estão visitando grandes agências de São Paulo para mostrar o plano comercial da edição 2019 do torneio, que terá início em janeiro. Neste ano, Schin, Net/Claro, 51 e Boticário patrocinaram a transmissão do SBT. Para 2019, o plano comercial cresceu: serão seis cotas, cujos valores ainda estão sendo definidos. “Queremos marcas com alcance nacional, que queiram investir na comunicação regional”, comenta Parada.
A cobertura da emissora compreende a exibição de duas partidas semanais, sempre às terças-feiras, às 21h45, e aos sábados, às 16 horas. Por enquanto, a emissora não tem planos de fazer a transmissão em rede nacional, mas considera repensar a estratégia no próximo ano. “A regionalização é importante neste momento, quanto mais estivermos inseridos nos mercados locais, melhor será o desempenho geral. Mas a partir do próximo ano poderemos retomar essa questão”, disse Parada.
Copa do Nordeste em outras telas
Antes exibida pelo Esporte Interativo na TV por assinatura, a Copa do Nordeste só está garantida, por enquanto, na grade do SBT. O campeonato nordestino ficou de fora dos direitos de transmissão que os canais TNT e Space herdaram do Esporte Interativo. A Liga do Nordeste, junto à CBF, já estão, no entanto, negociando os demais direitos de transmissão do torneio com outros veículo. “Contratamos uma agência para negociar os direitos da Copa do Nordeste na internet e também já estamos em conversas para negociar os direitos de TV paga com alguns veículos”, comenta Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King