Pela primeira vez, streamings são destaque do Emmy 2021
Netflix foi a plataforma mais premiada por The Crown e O Gambito da Rainha
Pela primeira vez, streamings são destaque do Emmy 2021
BuscarPela primeira vez, streamings são destaque do Emmy 2021
BuscarNetflix foi a plataforma mais premiada por The Crown e O Gambito da Rainha
20 de setembro de 2021 - 15h25
A guerra dos streamings não ocorre só na perspectiva de número de assinantes. Durante a temporada de premiações, as plataformas também tem suas indicações e prêmios mensurados pela crítica. Na noite do domingo, 19, o 73º Emmy Awards, premiação da televisão estadunidense, a conquista maior foi da Netflix, que recebeu 44 prêmios (incluindo os técnicos) — dez foram entregues no domingo. Foi a primeira vez que a empresa conquistou um Emmy. Além disso, foi a primeira vez que os streamings sobrepõe as empresas tradicionais de cinema e televisão.
Até então, a Netflix tinha somado 30 indicações ao longo dos anos sem vitória. HBO/HBO Max obtiveram 19. O Disney+ levou 14 estatuetas e a Apple TV+ 11. A primeira vez que um streaming ganhou um dos prêmios principais no Emmy foi em 2017, quando O Conto da Aia, do Hulu, ganhou por Melhor Drama.
Foi nas categorias de Drama e Minissérie que a soberania da Netflix se destacou. No domingo, a plataforma conquistou Melhor Série de Drama (The Crown), Melhores Atores de Drama (Olivia Colman e Josh O’Connor – The Crown), Melhores Atores Coadjuvantes de Drama (Gillian Anderson e Tobias Menzies), Melhor Roteiro de Drama e Melhor Direção de Drama. O Gambito da Rainha ganhou nas categorias Melhor Minissérie e Melhor Direção. Halston, também da Netflix, teve Ewan McGregor celebrado como Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme
Na comédia, o destaque ficou para Ted Lasso, da Apple TV+. A produção recebeu prêmios por Melhor Série de Comédia, Melhor Ator de Comédia (Jason Sudeikis), Melhor Ator Coadjuvante de Comédia (Brett Goldstein), Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia (Hannah Waddingham).
A HBO recebeu prêmios por Hacks — Melhor Atriz (Jean Smart) –, Mare of Easttown — Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme (Kate Winslet), Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme (Evan Peters) e Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme (Julianne Nicholson). A cerimônia também marcou a primeira vez uma mulher negra (Michaela Coel) ganhou o Melhor Roteiro pela Minissérie I May Destroy You, da HBO.
Também foi a primeira vez que diretoras mulheres ganharam ambos os prêmios das categorias Melhor Direção em Série de Drama e Melhor Direção em Série de Comédia foi para cineastas femininas.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix