Assinar

Pequenos e médios na mídia

Buscar
Publicidade
Mídia

Pequenos e médios na mídia

Veículos criam eventos, cursos e ferramentas de educação com foco nos pequenos empresários


9 de agosto de 2012 - 9h31

O crescimento do mercado de pequenas e médias empresas aumenta o interessa dos veículos de comunicação sobre o segmento. De acordo com estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais no Brasil, sendo a quase totalidade micro e pequenas empresas.

Nos últimos anos, jornais e revistas começaram a transcender o espaço de cobertura jornalística, passando a oferecer produtos segmentados. É o caso de O Estado de S.Paulo, que além de cobrir o assunto dentro das editorias tradicionais do jornal lançou o caderno Estadão PME, em 2011. A iniciativa conta ainda com a plataforma de negócios que leva o mesmo nome, lançada pelo Grupo Estado com o objetivo de apoiar as pequenas e médias empresas, oferecendo informação e capacitação profissional.

Além de um caderno publicado mensalmente no Estadão, coluna semanal, portal de notícias e boletim na Rádio Estadão ESPN, a plataforma oferece ainda formação profissional, com cursos online e presenciais ministrados por professores da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

O Estadão já promoveu encontros com grandes personalidades do mercado brasileiro. “São empresários que vieram contar suas experiências e oferecer dicas de gestão de negócios para os pequenos empreendedores”, afirma Daniel Simões, diretor-geral do Estadão PME. Alberto Saraiva (Habib’s), Abílio Diniz (Pão de Açúcar), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Alexandre Costa (Cacau Show), Pedro Herz (Livraria Cultura), Romero Rodrigues (Buscapé) e José Efromovich (Avianca) foram alguns dos nomes que marcaram presença.

O Estadão PME se dedica ainda a um terceiro pilar, a inclusão digital, com serviços de criação e hospedagem de sites, otimização, links patrocinados, criação e envio de e-mail marketing e softwares voltados à gestão de negócios. “Também oferecemos às pequenas e médias empresas pacotes especiais para publicidade em jornais, listas e revistas, bem como publicidade digital e na Rádio Estadão ESPN”, conta Simões. Em julho, o Estadão realizou a primeira edição do Prêmio Estadão PME, reconhecendo as melhores empresas nas categorias: negócios inovadores, comunicação e marketing, gestão de pessoas, sustentabilidade e empresário do ano.

Outro diário que lançou em 2011 um suplemento sobre pequenas e médias empresas foi o Brasil Econômico, da Ejesa. De acordo com o diretor de redação, Joaquim Castanheira, o resultado foi tão positivo que o caderno passa a ser mensal, com oito páginas. O jornal publica ainda a coluna semanal Empreendedorismo. Apesar de ter complementos segmentados, o assunto permeia por toda a publicação.
 

 

wrapswraps
Mais a fundo

Enquanto os jornais se dedicam a informar e oferecer dados e fatos sobre o mercado, as revistas trabalham com maior tempo de produção e focam seus esforços em oferecer reportagens baseadas no dia a dia. É o caso da Exame PME, da Editora Abril, filhote da Exame lançado há seis anos e dirigida aos pequenos e médios empresários.
“Os assuntos abordados ajudam nosso leitor a se antecipar às mudanças do mercado com flexibilidade, planejamento e um pensamento macro”, comenta Lilian Dutra, gerente de marketing da unidade negócios e tecnologia da editora. O diferencial da Exame PME, segundo ela, são os projetos paralelos.

Choque de Gestão, por exemplo, é uma consultoria anual gratuita nas áreas de marketing, finanças, gestão e pessoas. “Podem participar empresas com faturamento anual entre R$ 2 milhões e R$ 6 milhões. Estamos na terceira edição de uma ação muito disputada por nossos leitores e internautas”, garante Lilian.

O Curso Exame PME promove palestras e debates sobre temas estratégicos, oferecendo consultoria em diversas áreas, além da realização de uma feira em que os fornecedores apresentam seus produtos e serviços. Também na terceira edição, o curso tem atraído cerca de 500 empreendedores a cada vez. Já Encontros Exame PME são eventos realizados durante o ano, com a presença de personalidades empreendedoras de sucesso. Até o final de 2012 serão 12 edições, com co-realização da Nextel.

Além da cobertura pela revista, a Exame PME está presente no iPad, em eventos patrocinados e na internet, com site e rede social própria, com cerca de 15 mil membros e patrocinada pelo Sebrae. “Há mais de 100 grupos de discussão sobre temas importantes para o nosso público-alvo, agenda de eventos, vídeos, debates sobre as reportagens da revista e muito mais”, conta Lilian.

Empreendedorismo

O Sebrae é também patrocinador do Movimento Empreenda, da Editora Globo, junto com Oi, Locaweb e Santander. O projeto teve início em maio, calcado em uma série de iniciativas. A primeira foi incluir o selo do movimento nos títulos da editora. “Fizemos um ciclo de reportagens em todas as revistas, cada uma ligada ao seu assunto, mas com o tom de empreendedorismo”, conta Ricardo Cianciaruso, diretor do grupo AutoEsporte, Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN) e Globo Rural.

A PEGN é a revista que dá origem ao projeto, cujo site traz todas as matérias publicadas e uma série de vídeos, que está sendo atualizada. O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), parceiro educacional do projeto, vai disponibilizar até o fim do ano 65 ferramentas para serem utilizadas em diversas áreas de atuação. “Temos cerca de 50 mil downloads por semana das ferramentas”, comenta Cianciaruso.

Outra frente do projeto é a realização de eventos sobre o tema. Assim como o Encontros Exame PME, o Movimento Empreenda leva personalidades para contar suas histórias. Para o mês de agosto, a PEGN prepara o lançamento de um jogo em rede social para incentivar o empreendedorismo no público jovem. Os internautas terão os resultados dos seus investimentos e o grau de satisfação dos clientes, tendo que trabalhar e desenvolver novos métodos para melhorar o que está errado na empresa. A PEGN contempla ainda um programa de televisão, no ar desde 1988.

Este texto é parte da reportagem especial Pequenas e Médias Empresas, publicada na edição nº 1521 de Meio & Mensagem

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também