Bárbara Sacchitiello
22 de julho de 2024 - 9h54
Maurício Pestana, CEO e fundador do Grupo Raça, entre os sócios da LePub: Aldo Pini (à esq.) e Felipe Cury (à dir.) (Crédito: Divulgação)
Com 28 anos de história na produção de conteúdo dedicado especificamente à celebração da cultura e da vivência negra, o Grupo Raça amplia a sua atuação para se posicionar como um ecossistema de comunicação abrangente e ainda mais plural.
Na prática, isso significa manter o olhar atento e direcionado à comunidade negra, mas também abrir mais espaço para contemplar a miscigenação brasileira e a importância da intersecção de diferentes etnias para compor a essência do País.
Para marcar essa nova fase, o título passa a adotar o nome de Raça Brasil. A ideia é, justamente, exaltar a combinação de etnias e culturas do País.
“O Brasil não é formado por uma única cor e nem uma única classe. Quem olha para o Brasil, de fora, vê um País miscigenado, composto por pretos, indígenas, pardos e diversas etnias que fazem com que esse caldo cultural seja tão expressivo nas artes e em diversas outras áreas. Nossa missão, agora, será mostrar como a valorização dessa mistura também é importante para o segmento de negócios e todas as outras áreas”, explica Maurício Pestana, jornalista e CEO do Grupo Raça Brasil.
Parceria entre a Raça e LePub
Nesse processo, o grupo de mídia firmou uma parceria inédita com a LePub, agência do Publicis Groupe que atuará junto à Raça Brasil de forma diferente da tradicional relação entre agência e cliente.
Por meio do trabalho criativo e de comunicação, a LePub ajudará a impulsionar os diferentes produtos do universo Raça – como podcasts, eventos, produções audiovisuais e outros projetos que devem compor esse universo – e, em contrapartida, a empresa de mídia fará uma espécie de consultoria para a agência tanto em forma de letramento racial como na difusão de ideias que contribuam para o desenvolvimento de trabalhos e soluções aos demais clientes.
“O Maurício e todo o grupo Raça têm uma visão educacional que pode ser expandida para além dos meios tradicionais, com potencial de ser utilizada como consultoria e curadoria. A ideia é tornar a Raça um ecossistema de comunicação ligada ao grande potencial de negócio que é a diversidade”, comenta Aldo Pini, sócio da LePub Brasil.
A parceria entre as duas empresas será celebrada nesta segunda-feira, 22, em um evento que marcará o lançamento da nova edição da publicação, que destacará, na capa, dez executivas negras que atuam em grandes companhias pelo Brasil.