RBS reorganiza estrutura editorial e comercial
Grupo gaúcho, um dos maiores do País, apresenta novas áreas
RBS reorganiza estrutura editorial e comercial
BuscarRBS reorganiza estrutura editorial e comercial
BuscarGrupo gaúcho, um dos maiores do País, apresenta novas áreas
Igor Ribeiro
31 de janeiro de 2017 - 9h04
O Grupo RBS divulgou, durante evento interno, realizado nesta segunda-feira, 30, seu novo posicionamento de mercado, focado em reestruturação das áreas de conteúdo e comercial. Conforme já havia antecipado por Meio & Mensagem, a empresa gaúcha – uma das maiores da área de comunicação do País – vinha realizando um grande processo de renovação, focado nos 60 anos do grupo, celebrados neste 2017 e desenvolvido pela Integration.
Segundo comunicado, o grupo vai deixar de operar por meio das unidades de negócio de TV, rádio e jornal para operar em áreas transversais: produto e operações; marketing; mercado; editorial; e finanças. Outros três setores estratégicos foram reorganizados e ficam diretamente ligados ao CEO de Mídias, Claudio Toigo Filho, que responde ao presidente do grupo, Duda Sirotsky.
Uma das principais transformações é capacitar executivos de contas para ter pontos de contato com clientes atendendo suas demandas multiplataforma, não só mais concentrados em determinado meio ou estratégia.
As novas áreas e seus respectivos líderes são:
– Produto e operações, com Andiara Petterle (ex-vice-presidente de jornais e mídias digitais no próprio RBS), que supervisionará todas as redações e setores de tecnologia do grupo;
– Marketing, com Marcelo Abdala Leite (ex-diretor de marketing, produto e comercial); cujo foco é estabelecer conexões com mercado e consumidores e expandir as plataformas de entretenimento;
– Mercado, com Marcelo Pacheco (ex-diretor de negócios do Facebook), que deverá implantar uma nova metodologia de contato dos executivos do grupo com clientes e agências;
– Editorial, com Marcelo Rech (vice-presidente editorial e atual presidente da Associação Nacional de Jornais), cujo papel é garantir independência e credibilidade jornalística; e
– Finanças e Controladoria, com Ibanor Polesso, que ocupava cargo simular na estrutura anterior.
Ana Couto Branding reposiciona Grupo RBS
Toigo supervisionará diretamente as áreas de televisão, gestão de pessoas e comunicação institucional. Televisão tinha como vice-presidente Antônio Tigre, que deixou o grupo em dezembro, e permanece com uma coordenação executiva por sua relevância, apesar de integrar as estratégias comerciais e editorial junto a outras plataformas.
Ainda na área de mercado, seis sub-áreas respondem diretamente à Pacheco: key accounts, expansão, desenvolvimento, opec, interior RS e mercado nacional, que segue comandada, em São Paulo, por Flávio Steiner. As mudanças passarão agora por uma fase de transição, com provisão de finalização até abril.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital