Mídia

Sai Viva, entra Globoplay Novelas: a estratégia da mudança do canal

Canal muda de marca e de proposta a partir das 20h desta segunda-feira, 9, para dar espaço integralmente a novelas brasileiras e internacionais

i 9 de junho de 2025 - 17h12

Globoplay Novelas

Aline Moraes e Raphael Cardoso, protagonistas de Além do Tempo, cuja reprise estreia na noite desta segunda-feira, 9, no Globoplay Novelas (Crédito: Fabio Rocha/Divulgação)

Às 20h desta segunda-feira, 9, o canal Viva sai do ar para dar lugar ao Globoplay Novelas. A nova marca ocupará o mesmo espaço do antigo canal linear, com uma programação 100% voltada às reprises de novelas.

Desde quando foi criado, em maio de 2010, o Viva tinha boa parte de sua programação dedicada às reprises de novelas. Porém, outros conteúdos ajudavam a compor a grade, como exibições de séries de humor e de outros conteúdos clássicos da Globo.

A partir de agora, além de reservar todo o espaço para a teledramaturgia, o novo canal também tem a proposta de reforçar o Globoplay, o streaming da Globo, em seu nome.

O Globoplay Novelas vai seguir oferecendo grandes sucessos da TV Globo e resgatando a memória afetiva do público, mas contará com um portfólio mais amplo de novelas, segundo Tatiana Costa, diretora de gestão de conteúdo digitais & canais pagos.

“Esta mudança faz parte da nossa constante busca por evolução. Novela é o gênero que consolidou o Viva como um dos líderes da TV paga, é também uma das categorias mais consumidas no Globoplay e está sempre entre os programas mais assistidos da TV Globo”, diz a diretora.

Daí, segundo ela, viu-se a oportunidade de criar um espaço totalmente dedicado à uma das paixões dos brasileiros, que vai se conectar ainda mais ao ecossistema Globo e reforçar a premissa de oferecer diferentes formas de consumo do público.

Nova grade e interatividade

A grade de programação do Globoplay Novelas estreia com alguns títulos inéditos, como Guerreiros do Sol, novela que será exibida simultaneamente no canal e na plataforma de streaming, além de novelas internacionais, como O Amor Invencível e Hercai: Amor e Vingança.

Tatiana conta que o fato de toda a grade ser dedicada às novelas permitirá, também, a exibição de reprises que nunca foram ao ar na TV Globo, como a trama Além do Tempo, que já estreia nesta segunda-feira, 9.

Parte dessas novelas, inclusive, será escolhida pelos espectadores, por meio de interatividades que o canal já está promovendo com o público, via redes sociais.

A empresa vem se dedicando a comunicar a mudança do Viva para Globoplay Novelas desde maio. Tanto na programação da Globo como também nos intervalos dos canais pagos.

Nesse processo de mudança de marca, a interatividade com o público será uma estratégia importante para a Globo. “Na Batalha de Novelas traremos sempre dois folhetins com um fio condutor em comum para que o público decida, por meio de uma votação, qual será a próxima estreia da faixa”.

A primeira dessas batalhas já está em andamento e propõe que as pessoas escolham entre Por Amor e Laços de Família para estrear no dia 7 de julho.