Mídia

TikTok elege curiosidade e realidade como tendências de 2026

Escapismo, passividade e compra por impulso cedem espaço à criação ativa, conexão emocional e descoberta

i 22 de janeiro de 2026 - 6h22

Escapismo, consumo passivo, navegação em “piloto automático” e a compra por impulso são comportamentos que devem ficar em 2025. Ao menos é o que aponta o TikTok Next 2026, a sexta edição do relatório anual de tendências da plataforma.

Tendências

Tendências do TikTok apontam para maior busca por autenticidade e conexão (Crédito: PureSolution/Shutterstock/Equipe M&M)

O estudo destaca três tendências principais que devem pautar o comportamento do usuário este ano e um conceito que resume tais verticais. As conclusões são fruto de uma pesquisa realizada com base em dados orgânicos e pagos e apoiada por ferramentas proprietárias do TikTok, como o TikTok One Insight Spotlight e o TikTok Market Scope.

O conceito que encabeça as tendências apontadas pelo estudo é “instinto único”, termo usado para representar o abandono de uma postura passiva diante do conteúdo, substituída por conexão, senso de comunidade, curiosidade e presença.

Segundo o relatório, durante 2025, os consumidores mantinham um comportamento de fuga de pressões e apoiavam-se no “piloto automático”. Porém, agora, os usuários buscam valor, intenção e participação ativa, inclusive das marcas. Como resultado, eles querem retorno sobre o tempo investido nas marcas, autenticidade e conexão emocional.

Assim, as marcas devem participar de movimentos culturais, demonstrar o valor que entregam à conversa e investir em dados e tecnologia para criar conteúdos relevantes.

Principais tendências identificadas pelo TikTok

O TikTok resumiu todos os aprendizados recolhidos no estudo em três tendências principais.

A tendência denominada “Chá de Realidade” mostra a valorização de conteúdos “sem filtro”, ou seja, intencionais, humanos, equilibrados, autênticos, que demonstram vulnerabilidade, empatia e que geram identificação e lealdade.

Os consumidores estarão focados em metas, limites, rituais de cuidados e perspectivas profissionais. Comunidades de apoio serão valorizadas, assim como a seção de comentários e contas secundárias em que criadores mostram outras facetas e narrativas.

A “Fora do script” coloca a curiosidade e descoberta ativa dos usuários como motor para explorar interesses, categorias e pontos de vista diferentes. Parte da descoberta se dará pela busca de recomendações personalizadas e interações orgânicas.

Para o TikTok, as marcas podem se beneficiar dessas tendências ao estarem presentes fora de sua categoria principal, em espaços adjacentes e comunidades de nicho.

Em “ROI Emocional”, a plataforma sugere que a compra por impulso será substituída pela busca do que é essencial com base na conexão emocional com a marca, significados, identificação e retorno emocional proporcionado.

Essa tendência será acompanhada pela ascensão de formadores de opinião que constroem confiança e oferecem contexto sobre o produto ou serviço, em vez de um discurso focado em venda.