Twitter lança pacotes para a Copa
Rede social promoverá leilões para a comercialização de espaços nos Trending Topics relacionados ao Mundial e 2014
Rede social promoverá leilões para a comercialização de espaços nos Trending Topics relacionados ao Mundial e 2014
Bárbara Sacchitiello
10 de julho de 2013 - 11h32
O Twitter já está se preparando para captar receitas com a Copa do Mundo de 2014. A rede social, por meio da supervisão da consultoria PricewaterhouseCoopers, estaria conduzindo uma negociação para a venda de publicidade nos trending topics e assuntos relacionados ao evento da Fifa. É a primeira vez que o Twitter cria uma frente de negócios em esquema de leilão para um tema, o que pode sinalizar o início de um novo padrão comercial para grandes eventos esportivos e de entretenimento, como Olimpíadas e Oscar.
Para a Copa do Mundo, o Twitter preparou um pacote comercial que envolve a inclusão de marcas nos Trending Topics, a lista de assuntos mais falados e comentados pelos usuários da rede. Por terem diferentes escalas – global, nacionais e locais – os Trending Topics representariam um espaço publicitário de grande visibilidade, comparados, por exemplo, aos anúncios na página inicial do YouTube.
De acordo com informações apuradas, o Twitter planeja lançar quatro cotas comerciais para a Copa do Mundo do Brasil, sendo um ouro, um prata e dois bronzes. A ideia é que os patrocinadores dos Trending Topics tenham alcance global, fazendo com que sua marca seja promovida entre os usuários da rede de mais de 50 países. Estima-se que um pacote como esse tenha o preço mínimo de US$ 600 mil.
Oficialmente, o Twitter não comenta o lançamento dos planos comerciais, mas a estratégia sinaliza uma preocupação em antecipar o planejamento estratégico para o evento, uma vez que boa parte das grandes marcas globais já têm definidos os investimentos e ações que serão realizadas no torneio de futebol.
Por ter adotado um sistema de leilão para selecionar os patrocinadores, o Twitter irá avaliar as ofertas e acordo com os investimentos oferecidos pelos participantes. Espera-se, no entanto, que a companhia estime um valor mínimo de pagamento para quem deseja adquirir algum dos pacotes. O valor total de reserva dos quatro planos comerciais, que incluem 16 trending topics, alcança o montante de US$ 8,16 milhões.
O leilão para a negociação do chamado pacote comercial “ouro” está marcado para o dia 25 de julho e os dos pacotes “prata” e “bronze” para 30 de julho.
Com informações do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil