How To
Como um bom planejamento de contratação te coloca mais perto do candidato ideal
Estabelecer alguns passos essenciais para o seu planejamento de contratação torna o processo ainda mais eficiente e assertivo. Aqui, 6 dicas para não errar.
Como um bom planejamento de contratação te coloca mais perto do candidato ideal
BuscarComo um bom planejamento de contratação te coloca mais perto do candidato ideal
BuscarEstabelecer alguns passos essenciais para o seu planejamento de contratação torna o processo ainda mais eficiente e assertivo. Aqui, 6 dicas para não errar.
ProXXIma
24 de janeiro de 2020 - 8h50
Por Tiago Yonamine (*)
Independentemente do tamanho da empresa, escolher os talentos certos é imprescindível para crescer de forma sólida e garantir o sucesso. Por isso, as expectativas da empresa com a chegada do novo integrante precisam estar alinhadas com as habilidades do candidato, garantindo a assertividade da contratação.
Quando uma organização contrata funcionários sem aderência a seus valores e sem as habilidades e competências requisitadas, a tendência é um alto número de desligamentos no curto e médio prazo. Afinal, uma contratação errada, custa caro e traz prejuízos de tempo, dinheiro e também para o clima da organização.
Definir e aplicar um plano de contratação pode até parecer algo comum e que pode ser deixado para depois. Contudo, estabelecer alguns passos essenciais para o seu planejamento de contratação torna o processo mais eficiente e assertivo. Conheça os passos para o sucesso:
1- Entenda a necessidade da contratação
É preciso saber quando é a hora de contratar. Planeje e entenda os objetivos e projeções da empresa com a contratação do novo colaborador e como ele irá ajudar a alcançar as metas internas.
2- Escolha a melhor plataforma de recrutamento
A decisão por uma plataforma ideal muda tudo: é ela que definirá o investimento financeiro, de tempo, de equipe e de recursos. Escolher uma plataforma é escolher também como os profissionais chegarão até a sua vaga, como serão triados, e quais ferramentas você poderá usar para garantir o sucesso do seu processo seletivo. As que oferecem cruzamento de dados e ferramentas de “match” de perfis são as que mais contribuem para a visão estratégica.
3- Crie o anúncio perfeito
O anúncio da vaga é o primeiro contato que o candidato terá com a empresa, podendo se identificar ou não. Então, quanto mais honesto, informativo, atraente e completo, mais as chances do candidato ideal se interessar. Um bom anúncio de vaga pode evitar desgaste da sua equipe, retrabalhos, contratações equivocadas e até mesmo contribuir para a redução do turnover.
4- Faça uma triagem dos currículos
Selecione os candidatos com habilidades que atendam o perfil da vaga e engaje-o desde o primeiro contato. Diga que o seu perfil chamou muita atenção e que gostariam de marcar uma conversa. Marque a entrevista para o melhor dia para ambos.
5- Analise a compatibilidade com a empresa e com a vaga
Uma vez selecionados os candidatos, chegou o momento de iniciar o processo de entrevistas. Crie um ambiente agradável e aproveite para fazer perguntas que ajudem a identificar o fit cultural de profissionais com a empresa e com a oportunidade oferecida. Pergunte-o como ele lida com clientes e peça para descrever a qualidade das relações no local de trabalho atual, além de entender suas maiores forças profissionais.
6- Faça a imersão com a empresa
Após a escolha do candidato, é muito importante que o novo membro da equipe sinta-se acolhido. Organize um dia diferente — que antecede a data da contratação ou no primeiro dia de trabalho — para que o novo colaborar conheça as diretrizes da empresa e interaja com os outros funcionários.
(*) Tiago Yonamine é publicitário, designer, CEO e criador da plataforma de recrutamento trampos.co e da escola de comunicação e tecnologia Trampos ACADEMY
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas