12 de novembro de 2014 - 4h14
POR ALEXANDRE ZAGHI LEMOS
Do Meio & Mensagem
A BFerraz reorganizou a estrutura operacional da agência, que completa 15 anos em 2014, com o objetivo de torná-la mais moderna. O objetivo é reforçar os traços digitais e de relações públicas das ações desenvolvidas pela equipe, para que tenham o alcance amplificado e respondam à velocidade atual das conexões entre pessoas, marcas e conteúdos. “Vamos combinar técnicas de digital e relações públicas para transformar ideias em conteúdo para plataformas, ações ou produtos inovadores.
Queremos gerar experiências mais completas, que durem muito mais e cheguem a mais gente”, frisa Bazinho Ferraz, que reassumiu em janeiro a presidência da agência que fundou em 1999 e vendeu ao Grupo ABC em 2006.
De 2010 à janeiro desse ano, Bazinho ocupou a presidência da XYZ Live, empresa de entretenimento do Grupo ABC que não alcançou os resultados esperados pelos acionistas e, desde o ano passado, reduziu consideravelmente sua estrutura e campo de atuação, concentrando-se em ações de marketing esportivo. No período em que Bazinho dedicou-se à XYZ, a Bferraz foi presidida por José Boralli, que deixou a agência em janeiro. Bazinho é também sócio e vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios do ABC.
Entre as ferramentas que ele pretende usar mais nessa nova fase da BFerraz estão a gestão de redes sociais e o relacionamento com influenciadores. Para ajudá-lo nessa missão, Ferraz contratou dois novos executivos: o vice-presidente de inovação criativa e estratégia Enricco Benetti, que já passou pela Bferraz e desde o final de 2012 era sócio da Hands, e o diretor de conteúdo Beto Macedo, ex-diretor de mídias digitais da Editora Trip. Além disso, a agência está estruturando uma rede de colaboradores chamada Colab, composta por profissionais multidisciplinares de diferentes áreas de interesse, recrutados para trabalhos de acordo com a demanda específica de cada cliente. “Podemos não saber tudo, mas conhecemos quem sabe”, ressalta Benetti, que passa a dividir o comando criativo da agência com a vice-presidente de criação e planejamento Tatiana Palladino. Dois nomes que já participam de projetos colaborativos da Bferraz são o escritor Pedro Fonseca (Trip Transformadores) e Olivia Yassudo (fundadora e curadora do Coletivo Amor de Madre).
A Bferraz estruturou ainda novas áreas de negócios, como a Originals, voltada a projetos autorais e sob o comando de Coy Freitas (ex-diretor de mar¬keting da XYZ Live). O time diretivo da Bferraz, que comanda uma equipe de cerca de 130 funcionários, se completa com a vice-presidente executiva Ana Ferraz e os diretores Wado Gonçalves (eventos), Mariana Fleury (atendimento) e Miucha Benetti (operações).
A primeira grande conquista dessa nova fase da agência foi a reconquista de um cliente histórico em março: a Skol. A marca é emblemática para a agência, que a atendeu por 11 anos até 2011, tendo participado do lançamento do evento Skol Beats, no ano 2000. Agora, a BFerraz aumenta sua participação no portfólio da Ambev, passando a cuidar da verba de marketing promocional da Antarctica. O primeiro projeto para a nova conta acontece em dezembro.