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28 de maio de 2020 - 7h56
A vibração das cores, a textura dos tecidos, os desfiles que transcendem a imaginação: por muito tempo, o mundo da moda vivia em torno da experiência puramente sensorial dos showrooms. Mas, como em tantas outras atividades, esses espaços físicos tiveram de ser limitados – ou até mesmo suspensos – em função da pandemia e da necessidade de isolamento social.
Para contar o novo estilo que estará nas vitrines em breve, marcas precisam se reinventar e contar, de outra forma, matizes, sons e histórias de suas criações. Foi esse o desafio enfrentado pela La Moda, dono das marcas Lança Perfume, MYFT e Enna: como apresentar sua coleção primavera-verão 2021 ao mercado? A resposta veio em uma ação totalmente digital e pioneira em seu setor no Brasil.
Esta semana o grupo inaugurou seu showroom digital. Nele, o lojista é convidado a uma jornada de interações que reproduz o clima e o conceito da vivência em um espaço físico. Será proporcionado um momento único para escolher os modelos e peças que estarão em suas vitrines nos próximos meses. Exclusiva da marca, a plataforma foi desenvolvida pela BriviaDez, uma das mais completas agências de estratégia, experiência e comunicação do país.
Mudança de rota provocada pela pandemia
Segundo Giovanni Sartori, head de marketing da La Moda, a pandemia forçou uma mudança radical nos planos. Em abril, ocorreria o lançamento de três coleções em um grande evento na capital paulista, com ativação posterior em todo o Brasil, prevendo uma série de encontros presenciais com os representantes. “Nosso grande desafio foi navegar num ambiente totalmente obscuro. Como dar visibilidade e vender as coleções de três marcas com participação tão relevante no mercado? Refletimos muito sobre como gerar um impacto que as pessoas teriam num fashion show. O CEO [Hugo Olivo] chegou para mim e disse que tínhamos de revolucionar. Foi o que fizemos”, relata.
A saída, então, foi apostar numa estratégia 100% digital. “Percebemos que havia chegado a hora de criarmos um sistema inovador, oferecendo ao lojista a mesma experiência que ele teria num showroom convencional”, conta. Segundo Sartori, há algumas vantagens claras nesse novo modelo: “O digital consegue causar algo que o presencial não alcança. Desperta o senso de curiosidade e a imaginação em torno daquilo que estamos vendo com movimento. Quando vemos um vestido longo girando em slow, temos uma experiência que o cérebro não captaria ao vivo. Atingimos níveis sensoriais que não teríamos de outro jeito”, aponta.
Experiência sensorial intuitiva
Quem entrar no ambiente digital terá acesso a interações visuais com fotos, vídeos conceituais e testemunhais. Após esse momento de imersão nas novas coleções, o cliente é convidado a conhecer as peças num ambiente estruturado por famílias. O último passo da experiência é a conversão no e-commerce. Outro destaque são as sessões de fotos realizadas remotamente com as modelos que estrelam as coleções. Tudo via FaceTime: é a primeira campanha 100% à distância realizada por uma marca de moda no Brasil.
Para Claudia Gonçalves, key account director da BriviaDez, essa é uma grande oportunidade de romper paradigmas e crenças no mercado da moda. “Muitos lojistas de confecção ainda não vivenciam o mundo digital. Compram por representantes ou direto de fábrica. Com o showroom virtual, a La Moda reforça o engajamento com as marcas e passa a ser uma curadora nessa viagem digital”, destaca. “O mundo é cada vez mais vez mais omnichannel, então por que seria diferente com esse segmento?”, questiona Claudia. Além da plataforma, a agência também desenvolveu um tutorial em vídeo explicando aos lojistas o funcionamento e a navegação no showroom.