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Google planeja priorizar sites mobile nos resultados de busca
Entenda por que que é fundamental que as empresas tenham sites para dispositivos móveis
Google planeja priorizar sites mobile nos resultados de busca
BuscarGoogle planeja priorizar sites mobile nos resultados de busca
BuscarEntenda por que que é fundamental que as empresas tenham sites para dispositivos móveis
13 de novembro de 2014 - 4h45
O Google já vem alertando sobre a necessidade dos sites mobile há alguns anos. Empresas que estão à frente já colhem os frutos do investimento em portais para dispositivos móveis. Se o seu negócio ainda não mergulhou nessa onda, saiba que gigante de buscas comunicou a intenção de priorizar sites mobile nos resultados de busca. A companhia sempre batalhou para entregar a melhor experiência ao usuário e, claramente, websites para smartphones e tablets são cruciais já que o volume de buscas nesses devices ultrapassam as buscas no desktop.
Só que o Google não pode controlar se o site é mobile ou não. Também leva tempo desenvolver um ranking que proporcione a melhor experiência sem ignorar sites importantes que ainda podem não ter se tornado mobile. Com esse desafio, a companhia começou a testar um ícone que avisa usuários quando o site é mobile. Essa ferramenta pode ser valiosa para direcionar tráfego para esses sites. Além do cresicmento de mobile search, é imperativo que todo site invista em versões para dispositivos móveis.
O mobile está deixando o desktop para trás?
Segundo pesquisa recente da comScore, a maioria dos consumidores são multitela. Isso não significa que o mobile sozinho está vencendo, e sim que vários dispositivos estão sendo utilizados pelo mesmo visitante nos mesmos sites. Essa é a principal razão para valorizar experiências consistentes em múltiplos devices.
Um site padrão em um dipositivo móvel resulta em uma experiência ruim para o usuário: as fontes são muito pequenas, há informação excessiva em uma só tela, e é muito difícil de se navegar. A menos que o site seja a única fonte de informação para o que o usuário busca, ele definitivamente abandonará o endereço e procurar um mais compatível com seu device.
O Google defende que um site precisa oferecer a mesma experiência ao usuário, independentemente do device escolhido. Larry Page, co-fundador e CEO da empresa, é firme em sua opinião de que sites não devem ter múltiplas versões para múltiplos devices e acredita que desenvolver o design de um site mobile não é a função do webmaster. O design responsivo é uma abordagem de web design cujo propósito é criar experiências positivas – leitura e navegação descomplicadas, sem muito zoom e scrolling – em vários dispositivos (do mobile ao desktop).
A emergência da busca de voz
Essa é mais uma razão para se ter um site mobile. A busca mobile via voz é uma tecnologia emergente que combina o poder do mobile com algoritmo que reconhece a voz.Esse algoritmo dá aos usuários a possibilidade de fazer pesquisas no Google falando de maneira informal. A empresa melhorou o formato ao utilizar o Knowledge Graph para os resultados. O maior banco de informações do mundo é do Google, portanto, dar a resposta certa a qualquer pergunta é importante para o sucesso da empresa como buscador.
Para alimentar o Knowledge Graph com resultados locais, o Google usa informações do Wikipédia e do próprio site. Consequentemente, é muito importante manter as seguintes informações atualizadas: logo, endereço, telefone, pessoas e outros dados relacionados ao negócio.
A companhia também anunciou uma nova plataforma de busca em setembro de 2013, o Hummingbird. O nome vem de “preciso e rápido” e tem o objetivo de focar no significado por trás das palavras. O serviço presta mais atenção a cada palavra da busca, garantinfo que toda a sentença seja considerada, em vez de focar em palavras isoladas.
Um estudo recente comissionado pelo próprio Google aponta que adolescentes já têm o hábito de fazer buscas com a voz, enquanto adultos ainda não aderiram à prática. A maioria das buscas por voz envolvem direções, ligações e questões sobre lições de casa. No entanto, o número de buscas relacionadas a negócios, produtos e críticas aumentaram exponencialmente no ano passado.
O tráfego mobile está crescendo a uma velocidade impressionante e os passos que o Google deu sinalizam que toda empresa deve ter uma estratégia mobile. É possível que os testes recentes feitos companhia, como ícones mobile, não se tornem padrão nos resultados de busca. Porém, está claro que ter um site otimizado para buscas mobile não é mais uma opção. Sempre tenha em mente que o objetivo do Google é oferecer qualidade à experiência do usuário e garantir que seu site seja construído com a mesma meta.
Com informações do Click Z
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