Notícias
Iba deixa de vender jornais e e-books
Banca virtual da Editora Abril concentrará seu negócio na comercialização de assinaturas digitais de revistas
Banca virtual da Editora Abril concentrará seu negócio na comercialização de assinaturas digitais de revistas
29 de agosto de 2014 - 9h54
DE BARBARA SACCHITIELLO
Do Meio & Mensagem
Desde quinta-feira, 28, o iba, a banca de produtos digitais da Editora Abril, deixou de comercializar jornais e e-books e focará sua atuação apenas na venda de revistas digitais da própria editora e de parceiros. A mudança faz parte da grande reestruturação que a Abril anunciou nessa semana, que acarretou na demissão de cerca de 20 executivos da empresa.
Os usuários da plataforma também não poderão mais adquirir títulos avulsos. “A dificuldade de manter uma carteira de clientes ativos com venda avulsa de revistas é muito difícil”, admite Michelle Ramos, gerente de marketing do iba. “Fizemos vários testes com redução de preços e promoções, mas o comportamento normal dos usuários era comprar uma revista e, depois, passar meses sem adquirir outros títulos”, explica Michelle.
Por conta dessa dificuldade, o iba criou, em março, o iba Clube, uma modalidade de venda que oferece a assinatura digital de quatro revistas pelo valor mensal de R$ 19,90. “O iba clube conseguiu, desde o seu lançamento, quadriplicar as vendas das revistas digitais da Abril”, conta a gerente de marketing. Pelo modelo de assinatura, o leitor pode, a cada mês, renovar as revistas escolhidas, e visualiza-las em computadores, tablets e smartphones.
Além do iba clube, a banca digital também será responsável pela operação de assinatura de todos os produtos da Abril. “Decidimos focar em revistas porque é a área em que temos expertise. Competir no setor de jornais e revistas digitais é realmente muito difícil”, assume Michelle.
Na nova configuração das Unidades de Negócios, o iba ficará abrigado na área de Assinaturas, que será dirigida por Dimas Mietto. A expectativa da banca virtual é conseguir, até o final do ano, triplicar a quantidade de publicações digitais comercializadas.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores