O melhor do dia 15, by Cleber Paradela
No SXSW, chief marketing & growth officer da Juntos Energia mira em energia limpa, criatividade local e segurança de dados
No SXSW, chief marketing & growth officer da Juntos Energia mira em energia limpa, criatividade local e segurança de dados
Giovana Oréfice
14 de março de 2023 - 21h00
Atual chief marketing & growth officer da Juntos Energia, Cleber Paradela é um entusiasta antigo do SXSW. Ele assumiu o cargo na companhia em julho do ano passado e, para o festival neste ano, volta seu interesse em boa parte para temáticas relacionadas à energia limpa – core do negócio em que atua – e sua agenda da próxima quarta-feira, 15, reflete isso.
“Andamos muito com brasileiros e só interagindo com pessoas do nosso próprio país, o que é muito bom também, mas eu gosto de aproveitar meet ups e outras atividades em que eu possa se conectar com pessoas que têm desafios parecidos com os meus, mas em outros países, em outros mercados”, afirmou, sobre as possibilidades que o South by Southwest proporciona.
Tasty Tech: Converting Emissions Into Useful Things
10h — 11h*
Lucille, 77 Rainey St.
A Austrália é uma grande potência e referência em relação à energia limpa. Esse painel acontece em parceria com o próprio governo e algumas empresas de lá. Eles irão apresentar algumas soluções para você conseguir, de certa forma, otimizar o uso de energia limpa e no ecossistema como um todo. Então, minha escolha desse painel é pela Austrália ser referência nesse assunto. Eles estão bem avançados do que o Brasil.
Combating Climate Change with AI
11:30 — 12:30*
Hilton Austin Downtown, Salon J
Com a quantidade de sensores que temos, e todos os processos de machine learning e inteligência artificial, é possível não só prever, como conseguir otimizar e tomar melhores decisões em relação a a redução dos impactos no no clima. Me chamou a atenção pois eu sempre gostei muito de acompanhar essa track de inteligência artificial, desde os primeiros SXSW que eu participo e, agora, trabalhando com energia limpa, me interessa conhecer ainda mais ferramentas, soluções e aplicabilidade da inteligência artificial não só para comunicação, para outros assuntos que eu acabava consumindo mais no SX, mas para, de fato, somar no mundo com a redução de gases.
Featured Sessions: Own Your Data: Empowering Our Digital Future
14h30 — 15h30*
Hilton Downtown Austin, Salon H
Quando aconteceu o Cambridge Analitica, aquele escândo com o Facebook, agora Meta, na época, em relação ao uso de dados para manipular tomada de decisão, pessoas, especialmente nas eleições dos Estados Unidos, a Brittany Kaiser foi a agente que fez isso. Depois, ela teve que ficar exilada na Ásia por conta dessas denúncias. Eu já assisti a uma palestra dela no Web Summit, em Portugal, e é muito boa. Agora, quero ver com outras discussões. Muitas novas camadas surgiram com os algoritmos, coisas que até então não estavam tão evidentes como agora. Quero entender um pouco essa atualização, sobre privacidade, e a gente ter o direito de ter controlar os dados.
Austin Industry Day at the Creative Industries Expo
9h — 16h*
Austin Convention Center
Mais do que ver só as empresas de inovação de Austin, que já são super legais, o próprio Industries Expo é uma exposição que acontece com startups do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Quero dedicar uma boa parte do meu dia visitando esses estantes, esses espaços, para conhecer. Ali, muitas vezes, tem tecnologias que são muito emergentes ainda e que lá na frente fazem sentido. Para pegar um exemplo, inteligência artificial interativa para voz, eu vi startups em 2014 falando disso e trazendo soluções, mas ainda muito experimental, com a voz muito robótica, mas é legal para olhar tecnologias que não necessariamente estão prontas, empresas que não necessariamente estão escaladas, mas que trazem insights muito legais para entender um pouco o futuro. Às vezes são estudantes que apresentam. Uma das partes mais legais do SXSW é o Industry Expo. Austin é uma cidade que tem uma relação muito forte com o mundo acadêmico. A tecnologia e o mundo acadêmico andam lado a lado aqui. A Universidade do Texas também é forte, muito atuante, muito presente. Conhecer as startups, as empresas e os estudantes de Austin é sempre muito legal. Sou professor também, o meu “B side”, então é muito bacana me conectar também com outros acadêmicos.
*Horário local
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo