Explorando inovações e impacto positivo no SXSW
Reflexões sobre Tecnologia, Saúde e Consumo Responsável
Reflexões sobre Tecnologia, Saúde e Consumo Responsável
10 de março de 2024 - 15h29
É um prazer estar aqui, imersa nesse ambiente tão inovador e cercada por mentes criativas que impulsionam os negócios por meio da tecnologia e de uma mentalidade disruptiva. E o mais importante, como a tecnologia pode promover uma vida melhor para as pessoas – esse é o meu verdadeiro foco aqui.
O dia ontem começou em alto nível com a apresentação inspiradora de Amy Webb, sobre as tendências emergentes em tecnologia, destacando a importância do pensamento inovador e disruptivo. Com a popularização da IA, a tecnologia está influenciando diversos setores, tornando-se parte integrante do que ela chamou de “superciclo tecnológico”. A inteligência artificial, biotecnologia e os ecossistemas conectados moldam o novo ciclo do capitalismo, abrindo portas para soluções inovadoras em diversas áreas, desde medicamentos até alimentos alternativos.
Como sócia fundadora da Auíri, minha trajetória inclui a criação e coordenação de programas de prevenção ao uso nocivo do álcool, tornando-se políticas públicas no Brasil. Tive o prazer de ser mediadora do painel “DRINKING AI: How technology is disrupting the harmful use of alcohol”, onde lançamos em primeira mão o ModeraSP, uma solução digital desenvolvida pela Auíri em parceria com o governo de São Paulo e o apoio da Ambev. O ModeraSP é uma ferramenta de triagem e intervenção breve disponível no e-Saude, um aplicativo público já amplamente utilizado pela população de São Paulo. Um caso exemplar da aliança entre tecnologias disruptivas em saúde e marketing social, representando setores público e privado, envolvendo também a academia.
O Painel foi realizado na CasaSP, iniciativa promovida pelo governo do Estado com o apoio da prefeitura de São Paulo e de diversas marcas, que busca ampliar a visibilidade de iniciativas brasileiras em tecnologia, inovação e impacto social. A CasaSP está com uma programação incrível, consolidando-se como um ponto de encontro para os brasileiros em Austin, proporcionando uma atmosfera vibrante e repleta de oportunidades de networking. Este espaço não apenas celebra as conquistas brasileiras, mas também fortalece a presença nacional em eventos globais de relevância como o SXSW.
Lembrando que o SXSW também é um evento para sair da zona de conforto e expandir os horizontes para temas que normalmente não fazem parte da rotina, estive também em uma sessão sobre computação quântica. Confesso que saí da sessão com a mente repleta de questionamentos, mas compreendi que a computação quântica tem potencial para impulsionar setores nos quais há escassez de dados, sendo aplicada na otimização de processos e análise de riscos. Destacaram a capacidade dessa tecnologia na resolução de problemas complexos e na criação de uma vantagem competitiva significativa.
Este evento proporciona uma oportunidade única de interação com mentes abertas e inovadoras, sempre em busca de soluções não óbvias. Agradeço a todos por fazerem parte desse momento. Estou ansiosa para mais dias de inspiração, aprendizado e networking aqui no SXSW 2024.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo