DE 08 A 16 DE MARÇO DE 2024 | AUSTIN - EUA

SXSW

Explorando inovações e impacto positivo no SXSW

Reflexões sobre Tecnologia, Saúde e Consumo Responsável


10 de março de 2024 - 15h29

É um prazer estar aqui, imersa nesse ambiente tão inovador e cercada por mentes criativas que impulsionam os negócios por meio da tecnologia e de uma mentalidade disruptiva. E o mais importante, como a tecnologia pode promover uma vida melhor para as pessoas – esse é o meu verdadeiro foco aqui.

O dia ontem começou em alto nível com a apresentação inspiradora de Amy Webb, sobre as tendências emergentes em tecnologia, destacando a importância do pensamento inovador e disruptivo. Com a popularização da IA, a tecnologia está influenciando diversos setores, tornando-se parte integrante do que ela chamou de “superciclo tecnológico”. A inteligência artificial, biotecnologia e os ecossistemas conectados moldam o novo ciclo do capitalismo, abrindo portas para soluções inovadoras em diversas áreas, desde medicamentos até alimentos alternativos.

Como sócia fundadora da Auíri, minha trajetória inclui a criação e coordenação de programas de prevenção ao uso nocivo do álcool, tornando-se políticas públicas no Brasil. Tive o prazer de ser mediadora do painel “DRINKING AI: How technology is disrupting the harmful use of alcohol”, onde lançamos em primeira mão o ModeraSP, uma solução digital desenvolvida pela Auíri em parceria com o governo de São Paulo e o apoio da Ambev. O ModeraSP é uma ferramenta de triagem e intervenção breve disponível no e-Saude, um aplicativo público já amplamente utilizado pela população de São Paulo. Um caso exemplar da aliança entre tecnologias disruptivas em saúde e marketing social, representando setores público e privado, envolvendo também a academia.

O Painel foi realizado na CasaSP, iniciativa promovida pelo governo do Estado com o apoio da prefeitura de São Paulo e de diversas marcas, que busca ampliar a visibilidade de iniciativas brasileiras em tecnologia, inovação e impacto social. A CasaSP está com uma programação incrível, consolidando-se como um ponto de encontro para os brasileiros em Austin, proporcionando uma atmosfera vibrante e repleta de oportunidades de networking. Este espaço não apenas celebra as conquistas brasileiras, mas também fortalece a presença nacional em eventos globais de relevância como o SXSW.

Lembrando que o SXSW também é um evento para sair da zona de conforto e expandir os horizontes para temas que normalmente não fazem parte da rotina, estive também em uma sessão sobre computação quântica. Confesso que saí da sessão com a mente repleta de questionamentos, mas compreendi que a computação quântica tem potencial para impulsionar setores nos quais há escassez de dados, sendo aplicada na otimização de processos e análise de riscos. Destacaram a capacidade dessa tecnologia na resolução de problemas complexos e na criação de uma vantagem competitiva significativa.

Este evento proporciona uma oportunidade única de interação com mentes abertas e inovadoras, sempre em busca de soluções não óbvias. Agradeço a todos por fazerem parte desse momento. Estou ansiosa para mais dias de inspiração, aprendizado e networking aqui no SXSW 2024.

Publicidade

Compartilhe