Pré-SXSW 2024: o digital evoluiu tanto que fortaleceu o presencial
Muita coisa mudou, mas o ciclo continua: o SXSW transforma pessoas, que mudam o mundo, que é refletido no evento
Muita coisa mudou, mas o ciclo continua: o SXSW transforma pessoas, que mudam o mundo, que é refletido no evento
5 de março de 2024 - 16h06
Cinco anos e uma pandemia separam minha primeira participação no SXSW do meu retorno na edição de 2024. E, claro, muita coisa mudou de lá para cá.
Se antes a maioria dos participantes tinham como prioridade estar nas principais palestras do evento, agora muitos preferem não perder tempo em filas e deslocamentos – além de ocupar um precioso espaço na agenda – para ver algo que pode ser visto depois, em qualquer hora e lugar, e muitas vezes até em português.
Estar em uma palestra dessas, hoje, está muito mais ligado ao “ver alguém que admiro ao vivo” e ser o primeiro a conhecer um conteúdo ou tirar aquela selfie para as redes sociais. O número de reports, downloads, matérias, resumos, artigos e conteúdo criado explodiu de tal forma que fica até difícil saber qual escolher. Passamos de qual speaker ver para qual download participar ou report acompanhar.
Lembro que, na minha primeira vez, levei meu caderninho de anotações e, pós-evento, fiquei quebrando a cabeça para lembrar quem disse o que, onde e em qual contexto. Agora, meus problemas acabaram: basta baixar o Otter, colocar seu celular no bolso e pronto! Tudo que for falado estará gravado e transcrito em seu celular. Tem mais de uma pessoa falando? Sem problemas, ele indica speaker 1, speaker 2… Quer mais? O app está interligado ao ChatGPT e você pode pedir para ele resumir as palestras e indicar as principais falas – em português!
A presença de brasileiros continua firme e cada vez mais forte! Além da participação de marcas – como o Itaú, que desde 2023 se tornou patrocinador Master –, temos agora a Casa SP, iniciativa do Governo do Estado para fomentar a economia criativa de São Paulo. Fiquei impressionado também com a comunidade que se formou no Whatsapp. Uma rede poderosa, onde dicas e informações são trocadas, encontros marcados, negócios estimulados e roomates formados.
A verdade é que o digital evoluiu tanto que fortaleceu o presencial. O que é ótimo para um festival onde as coisas acontecem “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”. Deve ser por isso que os diretores do filme, inclusive, serão “Keynote Speakers” desta edição.
Muita coisa mudou, mas o ciclo continua: o SXSW transforma pessoas, que mudam o mundo, que é refletido no evento.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo