DE 08 A 16 DE MARÇO DE 2024 | AUSTIN - EUA

SXSW

Rumo ao futuro

SXSW 2024 discute tendências nas inovações do cotidiano


6 de março de 2024 - 10h00

À medida que o South by Southwest (SXSW) se aproxima, especialistas do mundo do marketing aguardam ansiosamente as inovações e as tendências que emergirão em Austin, Texas. Um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, a feira que acontece anualmente em março oferece também insights e uma visão detalhada do que está por vir.

Neste sentido, alguns temas têm despontado como indicadores claros do que movimenta o setor, como o amadurecimento do uso da Inteligência Artificial (IA) e seu impacto no cotidiano dos profissionais de comunicação. Quanto a isso é inegável que a tecnologia está transformando o mundo e, consequentemente, o varejo. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Forrester, 80% dos profissionais de marketing já usam IA em suas estratégias.

O ponto crucial não é mais sobre “se” a IA pode gerar mudanças no dia a dia, mas sim como os profissionais podem abrir a mente e pensar além do que tem vivenciado. Diferente do que aconteceu entre o SXSW 2022 e 2023, que tiveram mudanças tangíveis dentro do universo do marketing (em 2022 o tema Web3, Metaverso e NFT foram dominantes; em 2023, AI), o tema este ano, apesar de seguir em alta, ganha um aspecto de menos novidade e mais “pé no chão”, com todos falando a mesma língua.

Com a aplicação cada vez mais frequente de ferramentas tecnológicas, a tendência é que surjam mais inovações concretas na vida real. Nesse contexto, a personalização surge como uma norma, com conteúdos e ofertas ajustados às necessidades individuais dos clientes, e chatbots capazes de interagir de maneira natural.

A tendência é que, com a aplicação recorrente dessas ferramentas, tenhamos cada vez mais casos de inovações promovidas na vida real, trazendo aquele “que” do intangível para o presente, mas abrindo espaço para a mente pensar além. Essa, inclusive, é uma das propostas da nova trilha de conteúdo que surgiu este ano com a categoria 2050, que concentra-se no pensamento de longo prazo e visão geral, com tópicos que vão desde avanços em nanotecnologia e expedições interplanetárias até pesquisas de extensão da vida e novas aplicações de descobertas científicas.

Diante desse cenário, é natural questionar: quais áreas do marketing serão mais impactadas por essa onda de inovação em 2024? Um dos pontos fortes será a economia dos criadores (creator economy), que continuará em ascensão, acompanhada pela expansão da multicanalidade e do cross device. Além disso, a realidade virtual (VR) deve ganhar cada vez mais relevância, uma vez que tem ocupado boa parte do espaço atualmente dominado pelos celulares e smartphones.

No SXSW, os objetivos dos participantes variam: alguns vão em busca de conexões, outros querem estar atualizados com as últimas novidades, enquanto há aqueles focados em fechar negócios. Pensando nisso, identificar os objetivos de marca é fundamental para se destacar em um evento repleto de distrações e oportunidades. A chave está em participar das conversas, seja nas salas de conferências principais do evento, como o Ballroom D, ou nas inúmeras outras salas espalhadas pelos hotéis, de onde geralmente saem os insights mais “pé no chão”, ou nos encontros informais curtindo os improvisos musicais no famoso Pete’s Piano Bar ou em qualquer outro da 6th street. Uma dica que não pode faltar é aproveitar os Happy Hours promovidos por diferentes empresas.

Na realidade, o evento é um ponto de encontro crucial para profissionais de diversos setores e que precisam olhar as coisas com um pouco menos de ruído do dia a dia, especialmente em startups. Sua abordagem holística da inovação e da criatividade ditam a narrativa não apenas do evento, mas influenciam muitos outros insights ao longo do ano, inclusive no Brasil.

Publicidade

Compartilhe