Uma conferida no futuro
Se você pudesse espiar por alguns dias como será o futuro, você o faria?
Se você pudesse espiar por alguns dias como será o futuro, você o faria?
6 de março de 2023 - 11h10
(Crédito: Ben-Houdijk-shutterstock)
Não, não estou falando de adivinhação, bola de cristal ou qualquer outra técnica esotérica, mas do maior e mais antigo evento tecnológico do mundo, o South by Southwest (SXSW), que acontecerá entre os dias 10 e 19 de março, em Austin, no Texas.
A expectativa geral está alta com o evento, e comigo não é diferente. É a primeira vez que faço uma viagem para um evento tão importante, de dimensão global, com uma diversidade imensa de temas e pautas. O SXSW é um evento tão grande, que abarca tantos assuntos, desde tecnologia até mudanças climáticas, passando por empreendedorismo e inovação, que é até difícil defini-lo.
Os temas deste ano incluem economia criativa, mudanças climáticas, o futuro do trabalho, a revolução da IA, realidade aumentada, metaverso e muito mais. Uma quantidade imensa de exposições, aulas, conferências e eventos dentro do próprio evento que ajudam a dar uma ideia do tamanho e da dimensão do que é o SXSW.
A síndrome de FOMO (Fear of Missing Out – Medo de Perder Algo) é a condição generalizada durante o evento, pois é tanta coisa acontecendo simultaneamente que fica difícil escolher o que ver em 50 palestras acontecendo ao mesmo tempo, sobre os mais variados assuntos e temas, com novas ideias pipocando por todos os cantos e enchendo a atmosfera com o que o futuro nos reserva.
Uma das principais pautas da SXSW deste ano é a sustentabilidade. As empresas do mundo todo correm para desenvolver cada vez mais tecnologias capazes de frear o efeito estufa, impulsionando fontes de energia limpa que ao mesmo tempo trazem progresso e não agridem o planeta. A emissão descontrolada de CO2 e outros gases extremamente poluentes é um grande fator de violência ambiental no mundo em que vivemos, e para resolver esse problema, é preciso unir o que temos de mais alto na consciência e o que temos de melhor na tecnologia.
O que eu mais espero desse evento? Ampliar, ao máximo, o meu horizonte de conhecimento a respeito de tecnologia e inovação. Sou uma apaixonada por tudo que remete à tecnologia, criatividade, mercado de trabalho, mundo sustentável e IA. Portanto, estarei no lugar certo, com as pessoas certas e, com certeza, vou aproveitar ao máximo essa oportunidade de milhões. Já estou preparada para absorver tudo o que eu puder e fazer valer essa viagem que, sem dúvidas, será inesquecível.
Compartilhe
Veja também
Hugh Forrest deixa a presidência do SXSW
Diretor de programação é demitido do cargo que ocupou por mais de três décadas, como parte de uma reestruturação de equipe
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV