Spotify e Sabotage criam rap usando inteligência artificial
Intitulada de Neural, manuscritos e poesias do rapper ajudam na composição da letra, em parceria com o grupo RZO
Spotify e Sabotage criam rap usando inteligência artificial
BuscarSpotify e Sabotage criam rap usando inteligência artificial
BuscarIntitulada de Neural, manuscritos e poesias do rapper ajudam na composição da letra, em parceria com o grupo RZO
Após 13 anos da morte do rapper Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido como Sabotage, o Spotify, serviço de música digital via streaming, combinou, junto à empresa de inteligência artificial brasileira Kunumi, uma rede neural artificial à intervenção humana, em formato de música. “Meu pai sempre foi reconhecido na música como um inovador e deu para sentir ele aqui de novo, inovando”, afirmou Tamires, filha do artista, em nota oficial. Em parceria com a família de Sabotage, do produtor Tejo Damasceno, do grupo RZO e da agência Cubocc/Flagcx, a novidade chega com o ideal “Music by Heart, Technology by Design” e com o nome Neural.
Através de letras, manuscritos e poesias deixados por Sabotage, a produção da música baseou-se em cinco etapas: configuração e treinamento da rede neural; constituição de um grupo formado por família e amigos do artista, responsáveis por validar ou não as frases expressadas pela máquina; enquanto, ao mesmo tempo, o rapper Helião, do grupo RZO, cria a nova faixa; finalização da letra; e chegada da música no estúdio. Além disso, encontrado na página de Facebook da plataforma no Brasil, o processo de criação foi documentado em filme:
A música já está disponível, gratuitamente, no Spotify. “Desde que chegamos ao Brasil, em 2014, o Spotify tem como missão conectar fãs e artistas. Este projeto é uma homenagem ao artista Sabotage, através da inteligência artificial e da celebração do processo criativo, que ganha ainda mais inovação. A nova música do RZO com Sabotage chega para mostrar que realmente não há limites para novas descobertas no Spotify”, disse Carol Baracat, diretora de marketing do Spotify para América Latina, em comunicado à imprensa.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário