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Coca-Cola foi escolhida 5,8 bilhões de vezes pelo consumidor em 2017

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Coca-Cola foi escolhida 5,8 bilhões de vezes pelo consumidor em 2017

Marca de refrigerante lidera o Brand Footprint, da Kantar Worldpanel, pelo sexto ano seguido

Fernando Murad
16 de maio de 2018 - 18h16

Marca lidera o ranking há seis anos (crédito: divulgação)

Com penetração de 41,3% e sendo eleita 5,8 bilhões de vezes em um ano, a Coca-Cola aparece em primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo do levantamento Brand Footprint, da Kantar Worldpanel. As 17 primeiras marcas de bens de consumo rápido do ranking foram escolhidas pelos consumidores mais de um bilhão de vezes em 2017 no mundo (veja tabela abaixo). Os dados do relatório mapeiam quais as marcas estão sendo compradas com mais frequência pelos consumidores ao redor do mundo.

Colgate e Maggi, que ocupam a segunda e a terceira colocações do ranking, respectivamente, são as marcas de cuidados pessoais e alimentos mais escolhidas. A Colgate foi a única a ser escolhida por mais da metade da população, com 62% de penetração global. A Maggi, por sua vez, é a top 50 de maior crescimento, com alta de 14% em Pontos de Alcance (CRPs). Os pontos de alcance compõem a métrica que mede quantas famílias ao redor do mundo estão comprando uma marca (penetração) e com que frequência (escolha do consumidor).

“Muito tem sido dito sobre o mercado de bens de consumo rápido ser mais desafiador nos últimos tempos e, mesmo com tudo isso, 22 entre as 50 principais marcas globais foram escolhidas pelos consumidores mais vezes nos últimos 12 meses. Oportunidades de crescimento estão aí para serem aproveitadas, e as marcas precisarão mergulhar mais fundo para encontrá-las, porque elas podem não estar nos antigos pontos conhecidos”, disse Josep Montserrat, CEO da Kantar Worldpanel, em comunicado. De acordo com os dados da empresa, canais fora de casa e em crescimento, como e-commerce, lojas de descontos e de conveniência e atacarejos, estão crescendo mais rápido do que o mercado geral de bens de consumo rápido.

Local versus global
As marcas locais cresceram em 2017, segundo o estudo, respondendo por 64,6% de todos os gastos dos consumidores, contra 35,4% das globais. Cada 0,1% de ganho tem o valor de US$ 500 milhões. Apesar de mais fortes, as marcas globais perderam participação nas categorias de cuidados domésticos e beleza/cuidados pessoais, registrando 47% e 58,4% do gasto global por setor, respectivamente. No segmento de bebidas, no entanto, as marcas globais se destacaram, ganhando participação frente as marcas locais por três anos consecutivos.

O Brand Footprint é baseado em pesquisa de 73% da população global, o que representa um total de um bilhão de residências em 43 países em cinco continentes, o que cobre 75% do PIB global. Como parte do estudo, a Kantar Worldpanel rastreia mais de 18.000 marcas de bebidas, alimentos, laticínios, saúde e beleza e cuidados domiciliar.

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