Apple pode perder direitos do nome iPhone

Buscar

Apple pode perder direitos do nome iPhone

Buscar
Publicidade

Marketing

Apple pode perder direitos do nome iPhone

INPI deve recusar o pedido de registro para uso do nome iPhone pela Apple em 2013, direito hoje reivindicado pela Gradiente, dona do registro desde 2008


19 de dezembro de 2012 - 9h30

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deve recusar o pedido de registro para uso do nome iPhone pela Apple em 2013. O impasse foi provocado pela Gradiente, que em 2008 recebeu o aval o órgão para utilizar o nome que já estava registrado desde 2000.

Já a solicitação da Apple foi apresentada somente em 2006 e até hoje segue sem a liberação oficial do INPI. A apreciação deve ser feita apenas em 2013 – e o pedido deverá ser negado, segundo fontes ouvidas pelo Meio & Mensagem. Isso significa que a Apple terá que negociar o uso da marca iPhone diretamente com a Gradiente. Ou encarar uma longa batalha judicial.

Segundo a legislação brasileira de propriedade intelectual, o direito de uso de um nome pertence à primeira empresa que segue os trâmites do INPI para iniciar o processo de registro que, depois de concedido é válido por cinco anos. 

A Gradiente, portanto, teria até 2013 para comercializar produtos com o nome “iphone”. E foi o que a marca fez. Nesta terça-feira 18, anunciou o lançamento do smartphone Neo One, o primeiro da família "iphone", que opera com o sistema Android, do Google, um dos principais rivais da Apple no mercado de smartphones.
Importado da China e vendido por R$ 599, o aparelho desponta como o pivô do imbróglio que se forma com a Apple, ainda sem um pronunciamento oficial sobre o caso.

De acordo com Sílvia Rodrigues, coordenadora de marcas e diretora substituta de marcas do INPI, o instituto não tem o poder de proibir o uso da marca pela Apple. "Apenas o juíz tem meios para decidir isso. Ele certamente pedirá o nosso parecer", afirma Sílvia. Ela alerta para o fato de que a Justiça pode levar em conta outros aspectos além da questão da propriedade intelectual, como fatos relativos ao mercado e aos consumidores.

Tanto a Gradiente como a Apple já estiveram envolvidas em outras disputados semelhantes. No último mês de julho, a Apple teve que desembolsar US$ 60 milhões para comprar da Proview o direito pelo nome da marca ipad na China. Já a Gradiente, em 2002, vendeu para a Sony a marca PlayStation, comprada em 1999 de duas empresas pernambucanas que já haviam registrado o nome em 1993, um ano antes do lançamento do videogame da Sony.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira