Marketing
Controladores de OLX e BomNegócio se unem
Transação internacional do setor de classificados online envolve Naspers, Schibsted Media Group, Telenor Group e Singapore Press Holdings
Transação internacional do setor de classificados online envolve Naspers, Schibsted Media Group, Telenor Group e Singapore Press Holdings
Meio & Mensagem
14 de novembro de 2014 - 5h16
Os classificados online OLX e BomNegócio.com vão unificar suas operações em breve no Brasil. A movimentação é reflexo de uma joint venture envolvendo os sul-africanos Naspers (controlador da OLX), das noruegueses Schibsted Media Group e Telenor Group (donos do BomNegócio.com) e da Singapore Press Holdings que abrange os mercados do Brasil, Indonésia, Tailândia e Bangladesh. O acordo ainda depende de aprovação na União Europeia e está previsto para ser concretizado no início de 2015.
O negócio, confirmado pelo grupo da África do Sul na quinta-feira 13, pretende facilitar o processo de troca e venda de itens por meio da combinação das plataformas online das quatro companhias. O acordo prevê a criação de quatro joint ventures diferentes nos países citados acima. No Brasil, a composição acionária prevê 50% das ações para a Naspers e 50% para a SnT Classifieds, sociedade entre a Schibsted e a Telenor. Ainda não foi confirmada oficialmente, mas a tendência é que a marca OLX seja mantida e BomNegócio.com encerrada.
Após a confirmação da parceria entre as multinacionais, a OLX afirmou que cancelou a concorrência pela sua conta publicitária. Já em sua reta final, a disputa envolvia a Lew´Lata\TBWA e a We, atual agência e que permanece no atendimento. O BomNegócio.com, um dos concorrentes na categoria Anunciante no Caboré 2014, é atendido pela NBS.
Com uma forte presença em mídia, os classificados online se tornaram um grande segmento anunciante no Brasil nos últimos anos. De acordo com o ranking Agências e Anunciantes, publicado pelo Meio&Mensagem, a OLX foi o 37º maior anunciante do Brasil em 2013, movimentando R$ 145 milhões em compra de mídia, enquanto o concorrente foi o 52º, com R$ 101 milhões.
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta