Marketing
Spotify contrata Seth Farbman, ex-Gap
Respeitado profissional da área se junta à empresa na batalha contra a Apple
Respeitado profissional da área se junta à empresa na batalha contra a Apple
Meio & Mensagem
24 de abril de 2015 - 8h00
(*) Mark Bergen e Natalie Zmuda, do Advertising Age
Para o seu primeiro profissional de marketing, o Spotify contratou o renomado Seth Farbman, o ex-CMO global da Gap. Ele se desligou da empresa de varejo em janeiro. Farbman vai começar no Spotify no dia 6 de abril e ficará baseado em Nova York.
“Estou extremamente empolgado para fazer parte de uma empresa que está crescendo como louca, baseada quase totalmente na qualidade de suas equipes e seu comprometimento com a música, artistas e fãs ao redor do mundo”, declarou Farbman. “Esses são tempos revolucionários para o Spotify e para a indústria da música, e estou muito agradecido por fazer parte disso.”
Farbman entra na empresa de streaming de música enquanto ela encara um ano crítico. A empresa, baseada em Estocolmo e Londres, continua lutando por distribuição, ouvintes e publicidade contra a Pandora e outros serviços do gênero. Além disso, está encarando ameaçadores desafios de duas gigantes da telefonia, Google e Apple, sendo que ambas adquiriram programas de streaming no ano passado.
Em novembro, o Spotify encarou problemas com os direitos autorais quando a mega star Taylor Swift tirou suas músicas do catálogo. Mês passado, a empresa mudou a sua conta de mídia da Publicis’ Starcom para a 360i, a parte digital da Dentsu Aegis. Em janeiro, se movimentou para levantar US$ 50 milhões, adicionais aos $250 milhões coletados em 2013, uma manobra interpretada como algo que adiaria a já propalada oferta pública de ações da empresa.
O Spotify, que opera em 58 países, afirma ter 60 milhões de usuários ativos e 15 milhões de usuários pagantes.
Para moldar sua face pública, a empresa escolheu um profissional conhecido por consolidar uma marca. Farbman foi o arquiteto por trás da reestruturação de marketing da Gap, entrando na empresa em 2011 como o primeiro CMO global da marca. Ele protagonizou grandes mudanças, incluindo uma ação para relembrar as pessoas – dentro e fora da empresa – da história da marca. Também montou o time em Nova York e trouxe talentos novos. Seth, nomeado na lista dos 50 mais criativos do AdAge ano passado, também produziu a primeira campanha global da marca e a criação da popular plataforma “Be Bright”.
Logo que entrou na empresa, Farbman mudou a conta da marca de uma agência tradicional para uma que trouxesse novas ideias. A marca saiu da Ogilvy, onde Farbman trabalhava anteriormente, e contratou a Peterson Milla Hooks e AKQA.
Com as vendas da Gap indo na direção certa, o seu orçamento de marketing cresceu. O investimento em mídia dobrou para US$ 54 milhões durante a estada de Farbman, de acordo com a base de dados do Ad Age.
Em março, a marca contratou a Wieden + Kennedy como a agência global. Os trabalhos contaram com comerciais criados pelo diretor indicado ao Oscar, David Fincher, e a roteirista ganhadora do Oscar, Sofia Coppola.
(*) Tradução: Mariana Stocco
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