Africa é a mais premiada do País pela segunda vez
Agência foi a mais bem posicionada na 13ª edição do Ranking Meio & Mensagem, que avalia o desempenho nas principais premiações globais
Africa é a mais premiada do País pela segunda vez
BuscarAfrica é a mais premiada do País pela segunda vez
BuscarAgência foi a mais bem posicionada na 13ª edição do Ranking Meio & Mensagem, que avalia o desempenho nas principais premiações globais
Renato Rogenski
1 de fevereiro de 2021 - 11h10
Produzida pela Santería, “Let Her Run” é a campanha com a melhor pontuação do ranking (Crédito: reprodução)
A Africa foi a agência com a melhor pontuação da 13ª edição do Ranking Meio & Mensagem, que avaliou as agências mais premiadas do País em 2020. É a segunda vez que o time criativo comandado pelo CCO, Sergio Gordilho, lidera a lista com o melhor desempenho nos principais festivais nacionais e internacionais. Na edição passada, com o consolidado de 2019, a Africa também teve a melhor pontuação.
No resultado do ranking atual, a performance foi puxada por campanhas como “Let Her Run”, para Sportv, “History Blocks” para Unesco, “Responsible Billboard” e “Pay Per Beer” para Ambev, além de “#GoEqual” para o Movimento Go Equal. Todos os cinco trabalhos de comunicação estão entre as dez campanhas brasileiras mais premiadas em 2020.
Produzida pela Santería, “Let Her Run” tem a melhor pontuação do ranking, com 7 Ouros, 5 Pratas e 5 Bronzes na somatória dos festivais considerados. No total, a Africa somou 4 Grand Prix, 28 Ouros, 35 Pratas e 31 Bronzes. Depois da Africa, AlmapBBDO e AKQA foram as mais premiadas do ranking, respectivamente na segunda e terceira posições.
Além das agências e campanhas, o levantamento consolida os anunciantes e produtoras de melhor performance nos maiores e mais relevantes festivais de 2020. No ano passado, vale lembrar, alguns festivais como Cannes Lions, London International Awards e Wave Festival foram cancelados em razão da pandemia.
O anunciante mais premiado em 2020 foi a Ambev. Entre os trabalhos de maior destaque, a marca conquistou dois Grand Prix com “Responsible Billboard” e “Comida de Estádio”. Pela ordem, na segunda e na terceira posições estão Sportv e Nike. No topo da lista de produtoras mais premiadas está a Iconoclast, seguida por Saigon e Pandora.
Saiba como é feito o Ranking Meio & Mensagem
O Ranking Meio & Mensagem tem o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do resultado brasileiro nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. Nas listas relativas a 2020, a metodologia considera todos os troféus conquistados por agências instaladas no Brasil em nove eventos cujo foco principal é a criação publicitária. Cada Grand Prix conta 30 pontos; cada Ouro, 15; cada Prata, 7; e cada Bronze, 3.
Além disso, aos festivais considerados é dado um peso específico, que leva em conta a abrangência dos eventos, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos. Assim, os eventos considerados em 2020 e seus respectivos pesos são os seguintes: D&AD e One Show (peso 14), Clio Awards, Art Director’s New York e Festival de Nova York (peso 12), El Ojo de Iberoamérica (peso 7 e considerando apenas a premiação ibero-americana e não o chamado “desempenho local”), Effie Awards Brasil (6), Anuário do Clube de Criação e Profissionais do Ano (5).
Três eventos considerados historicamente no Ranking Meio & Mensagem não aconteceram em 2020, em decorrência das limitações impostas pelo combate a Covid-19. São eles: Cannes Lions, London International Awards e Wave Festival. Mesmo nos festivais considerados, nem todos os troféus foram contabilizados. Receberam privilégio os prêmios que se enquadram melhor nas 11 áreas do Ranking Meio & Mensagem: Film, Radio, Digital, Press, Outdoor, Direct, Promo, Design, PR, Integrated e Big Idea.
Em todos os casos, não são considerados categorias voltadas a estudantes e prêmios especiais, como Agência do Ano. São computados apenas os troféus atribuídos para campanhas. Elaborados com esta metodologia própria pela equipe do Portfólio de Agências, de Meio & Mensagem, os rankings estão abertos a sugestões e correções, que podem ser enviadas para o e-mail portfoliodeagencias@ grupomm.com.br. Assim, será possível aprimorá-los ainda mais nas próximas edições.
A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim do mês pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação.
*Imagem de topo: microstockhub/ istock
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima