Agência para chamar de minha
Cresce número de estruturas voltadas a um único cliente, como Commonwealth, Red Fuse e McCann ExtraBoldCondensed
Cresce número de estruturas voltadas a um único cliente, como Commonwealth, Red Fuse e McCann ExtraBoldCondensed
Felipe Turlao
14 de fevereiro de 2013 - 9h11
A premissa faz todo o sentido: em vez de colocar profissionais de agências distintas na mesma mesa, sejam de publicidade, relações públicas, marketing promocional, digital e tantas outras especialidades, por que não reuni-los em apenas uma estrutura?
Há alguns anos, as principais holdings da publicidade mundial já têm esse tipo de agências, que parecem ter sido aprovadas pelos anunciantes. Em 2012, elas se multiplicaram.
Team Detroit
O WPP conta há seis anos com a empresa. Trata-se de uma agência de publicidade legalmente constituída, que tem Ford como cliente-chave. A empresa pode atender a outras marcas e foi exportada para Europa e Ásia, onde se chama Blue Hive. “A lógica para criar a Team Detroit era ter um ponto de referência para facilitar os processos entre todas as agências e estabelecer uma estratégia única de comunicação” para Ford, explica Sergio Silveira, head of business do anunciante na JWT. A América Latina não tem a estrutura da Team Detroit, mas o anunciante tem à disposição localmente uma equipe formada por profissionais de JWT, Wunderman e Burson-Marsteller, que ficam reunidos em um espaço no escritório da primeira.
Os anos de mercado fizeram a Team Detroit estabelecer alguns processos como o que aponta lideranças criativas para cada projeto. “No caso do lançamento global do novo EcoSport, no ano passado, a criação global foi liderada pelo Brasil. Outro lançamento, de Ranger, foi feito pela Ásia. Assim, essa estrutura é boa tanto para integrar disciplinas quanto países”, aponta Silveira, que enxerga um grande futuro para esse tipo de agência seja no mundo, seja no Brasil.
Red Fuse
Criada em setembro de 2012 pelo WPP para atendimento de Colgate-Palmolive, reúne profissionais de agências como Y&R e VML. O plano é dar um ar mais digital para as ações da marca. A operação está vindo para o Brasil e ficará alocada dentro da digital VML, do Grupo Newcomm.
Calvary
O WPP também lançou no ano passado, em junho, uma agência exclusiva para a cervejaria MillerCoors. Trata-se da Cavalry, que reúne cerca de 40 pessoas de Y&R, JWT, VML e a empresa de branding Landor.
McCann ExtraBoldCondensed
O rival Interpublic não ficou atrás e divulgou, em dezembro de 2012, o surgimento da McCann ExtraBoldCondensed, ou McCann XBC, divisão para atender MasterCard. A unidade reúne profissionais de agências como McCann, R/GA, Octagon, e MRM. “Essas estruturas de comunicação não operam de forma independente da rede. Elas são construídas para unir os talentos da McCann e assegurar que estamos usando todos nossos recursos para ajudar aos clientes”, diz Luca Lindner, membro do escritório do Chairman e presidente da rede McCann para Américas, África e Oriente Médio.
Commonwealth
Estrutura voltada para a marca Chevrolet criada em 2012. A agência é um caso específico, já que se trata de uma joint venture reúne profissionais de duas holdings: Omnicom, por meio da Goodby, Silvertein & Partners, e Interpublic, pela McCann. Washington Olivetto, chairman da operação brasileira, é um dos líderes criativos globais da Commonwealth.
Agência Fiat
No Brasil, Leo Burnett Tailor Made e AgênciaClick juntaram esforços em 2011 na estrutura une uma agência da holding Publicis Groupe e a outra do Aegis. Seu surgimento foi um pedido do anunciante para integrar as áreas off-line e online.
Publicis Sanofi Lab
Funciona há muitos anos como agência para Sanofi. Nesse caso, o objetivo foi criar uma estrutura para um segmento específico, como é healthcare.
Beauty Team
Criada para L’Oréal em 2011. “Este tipo de estrutura não é novo dentro da rede”, afirma Lindner, da McCann.
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