AlmapBBDO lança ferramenta que monitora conversas online
A plataforma Novas Conversas integra insights de diferentes bases de dados, usando algoritmos e análise de especialistas para indicar tendências
AlmapBBDO lança ferramenta que monitora conversas online
BuscarAlmapBBDO lança ferramenta que monitora conversas online
BuscarA plataforma Novas Conversas integra insights de diferentes bases de dados, usando algoritmos e análise de especialistas para indicar tendências
Karina Balan Julio
29 de novembro de 2018 - 16h10
A AlmapBBDO apresentou nesta quinta-feira, 29, durante um evento no espaço Unibes Cultural, em São Paulo, uma plataforma proprietária de mapeamento de tendências e discussões online. Chamada Novas Conversas, a ferramenta é capaz de coletar, monitorar e agrupar os principais assuntos discutidos nas redes sociais.
Através de um algoritmo inteligente que integra interações em diversas plataformas, a ferramenta mapeia o número de menções sobre um determinado tema, o número de usuários únicos discutindo o assunto, seu potencial de alcance e o “tempo de vida” de um assunto – ou seja, se o tema ganhou mais atenção ou esfriou em um determinado período de tempo.
Depois da coleta bruta de dados, a informação passa pelo filtro de especialistas que ajudam a validar os movimentos culturais e sociais mais relevantes. Na interface do Novas Conversas, é possível visualizar um organograma e gráficos com os temas de destaque.
O levantamento de conversas e tendências – chamado “tagueamento cultural”, é feito com base em postagens do Twitter, Facebook e Instagram, além da curadoria humana de notícias, vídeos, filmes e livros mais procurados em um determinado período.
“Um dos erros mais comuns do mercado é ver as conversas provenientes de diferentes plataformas de forma compartimentada. Além disso, hoje temos poucas métricas para avaliar se um assunto terá um pico e desaparecerá, ou se começou a ser discutido de forma fraca e então se tornou relevante. A ferramenta foi criada para que possamos mapear as conversas digitais de forma mais precisa”, afirmou Cíntia Gonçalves, diretora-geral de planejamento e sócia da AlmapBBDO.
De acordo com Cíntia, a ferramenta também será útil para definir os assuntos que orbitam em torno de influenciadores e marcas específicas.
“Hoje, basicamente há duas camadas para escolha de influenciadores: o nível de engajamento e número de seguidores. Com a ferramenta, acrescentamos novas camadas a este processo: podemos, por exemplo, verificar o nível de aderência de um influenciador a assuntos como moda ou tecnologia”, exemplificou a diretora durante o evento.
O objetivo é que profissionais de diversas áreas, do lado das agências e dos anunciantes, tenham acesso às nuances relativas às conversas online.
“A ideia é poder visualizar as conversas online com mais granularidade, mapeando desde quem está falando até o tipo de vocabulário que as pessoas estão usando. Marcas poderão entender quais são os repertórios mais associados a elas e quais temas podem reforçar”, complementou.
A ferramenta foi desenvolvida nos últimos cinco meses, com apoio de parceiros de tecnologia, e está operando em modo beta. Entre os primeiros estudos realizados através do Novas Conversas está um levantamento sobre temas como identidade de gênero, eleições, futuro do trabalho e inteligência artificial. Até agora, a plataforma já coletou entrevistas com cerca de 110 pessoas e já mapeou mais de 1,5 mil tags.
No decorrer das próximas semanas, a Almap selecionará os próximos temas de investigação e disponibilizará aos poucos a plataforma aos clientes.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multoshow apostam em música para se conectar com o público
Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro
Os planos de demissão foram feitos antes do Omnicom anunciar seus planos de comprar a IPG, de acordo com o aviso protocolado no estado da Califórnia