Após críticas, McDonald’s tira do ar campanha criada com IA
Veiculado na Holanda, anúncio gerou grande repercussão entre consumidores sobre o uso da tecnologia

Campanha foi retirada do ar nesta quinta-feira, 11 (créditos: Divulgação)
Do Ad Age
O McDonald’s dos Países Baixos usou inteligência artificial para criar um comercial que tinha como proposta destacar o estresse de fim de ano. Ao invés disso, a marca gerou uma onda de críticas por parte dos consumidores, o que a empresa a tirar a campanha do ar, logo após o lançamento.
O episódio gerou um debate em torno do uso de IA e se ela está de acordo com as expectativas dos consumidores.
O filme de 45 segundos, criado pela TBWA\Neboko e produzido pela The Sweetshop, foi completamente gerado por inteligência artificial. A narrativa consiste em um musical que gira em torno do lado estressante das festas de fim de ano no hemisfério Norte, como quedas no gelo e cookies queimados.
A trilha sonora traz uma paródia da canção It’s the most wonderful time of the year, substituindo “wonderful” por “Terrible (terrível, em inglês). O comercial foi retirado do ar dos canais oficiais, mas ainda pode ser encontrado no YouTube:
O objetivo inicial era que a mensagem ressoasse entre os consumidores holandeses, que se dizem sobrecarregados neste período do ano.
A campanha logo chamou atenção dos telespectadores de outras partes do mundo, que afirmam não estarem surpresos e criticaram o uso da tecnologia?
“Por que essas companhias multimilionárias agem como se não tivessem dinheiro suficiente para criar uma campanha??? É impressionante”, disse um usuário no TikTok à respeito do anúncio.
“E essas cenas seriam tão fáceis de gravar”, diz outro comentário.
O McDonald’s dos Países Baixos removeu o anúncio do Youtube nesta quinta-feira, 11.
@holdensmith962 As they should this ad was embarrassing #popculture #popculturenews #foryou #mcdonalds #mcdonaldshacks
“A intenção era refletir os momentos estressantes que podem ocorrer durante as festas de fim de ano na Holanda, mas reconhecemos que, para muitos dos nossos clientes, esta é ‘a melhor época do ano’. Respeitamos isso e continuamos comprometidos em criar experiências que ofereçam bons momentos e boa comida para todos”, disse um porta-voz do McDonald’s Holanda.
Melanie Bridge, CEO da Sweetshop, defendeu o trabalho, afirmando que a equipe passou sete semanas sem dormir escrevendo os temas. “Não foi um truque de IA. Foi um filme”, disse ela.
Alguns profissionais do setor, incluindo Jason Zada, fundador e diretor de criação da Secret Level, disseram que o McDonald’s deveria ter mantido o anúncio no ar.