Conar recomenda alteração à Diletto
Órgão recomenda que marca deixe explícita que história sobre a origem do sorvete é inverídica
Órgão recomenda que marca deixe explícita que história sobre a origem do sorvete é inverídica
Meio & Mensagem
11 de dezembro de 2014 - 5h31
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária recomendou nesta quinta-feira, 11, por maioria dos votos que seja feita alteração na comunicação da marca Sorvetes Diletto. O órgão recomenda que fique explicito na campanha do anunciante que a história sobre a origem do sorvete não é verídica, de forma que seja compreendida pelo consumidor.
O assunto entrou em pauta depois que a marca assumiu que é mentira a história contada, de que a inspiração para criar os produtos veio de Vittorio Scabin, sorveteiro da região do Vêneto, que fabricava picolés com frutas frescas e que teve de buscar abrigo em São Paulo por causa da Segunda Guerra Mundial. O retrato de Vittorio e a foto do carro que usava para vender sorvetes na Itália aparecem na comunicação da Diletto e sua “história” é contada no site da marca.
Outro caso semelhante que esteve em votação na mesma sessão, foi a do anunciante Do Bem, marca de sucos. O órgão recomendou o arquivamento da representação, por considerar satisfatoriamente esclarecidos os questionamentos feitos.
A comunicação do sucos Do Bem diz que as laranjas que usa são colhidas fresquinhas na fazenda do senhor Francisco, no interior de São Paulo, um "esconderijo secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir”. Entretanto, as frutas usadas vêm, na realidade, de diversos produtores e entre as fornecedoras da marca está a Brasil Citrus, que faz o processamento dos sucos, e também trabalha para várias marcas próprias de supermercados.
Segundo o Conselho, essa é primeira vez que julgou casos envolvendo a técnica de storytelling na comunicação de marcas. Em ambos os casos, cabe recurso da decisão.
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