“Conceito forte gruda no produto”
Antonio Auxiliador Batista, diretor-geral de criação da Nova/SB, acumula 43 anos de experiência no mercado publicitário
Por Amanda Boucault
“Eu literalmente comecei pagando pra ver”, brinca Antonio Auxiliador Batista ao relembrar seu primeiro emprego no mercado publicitário. No início da década de 1970, quando ainda cursava sociologia na USP, trabalhou no departamento de recursos humanos da Norton, entregando os holerites para a criação assinar. Atualmente, é o diretor-geral de criação da Nova/SB e acumula reconhecimentos no Prêmio Profissionais do Ano e Festival de Nova York, entre outros, além de ter sido eleito Publicitário do Ano pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), em 1988, quando atuava na Caio Domingues & Associados. Batista também é um dos sócios-fundadores do Clube de Criação de São Paulo.
Mas, há quatro décadas, quando deixou o RH da Norton e entrou efetivamente para a área de criação, trabalhou como redator na Standard e na DPZ. Depois, migrou para a Proeme, em 1975, onde ficou por um ano. Foi lá que passou a valorizar o conceito na comunicação das marcas. “Um conceito forte gruda no produto, é capaz de definir a empresa”, observa.
Em 1976, chegou à então recém-inaugurada filial paulistana da agência carioca Caio Domingues & Associados. E lá ficou por 17 anos, participando de cases muito populares na época, alguns dos quais se tornaram clássicos da publicidade brasileira, como o desenvolvimento do personagem Bond Boca, para a Cepacol. “Ninguém queria ver alguém fazendo gargarejo na hora do jantar”, comenta o publicitário sobre o herói que estreou no horário nobre, combatendo os inimigos bafo e placa. Na mesma agência, colaborou no reposicionamento da marca Sustagem, que deixou de ser um produto receitado por médicos para ocupar as gôndolas dos supermercados.
Entre 1995 e 2004, Batista se dedicou ao marketing político. Sua experiência ajudou Hugo Chaves a se reeleger presidente na Venezuela no ano 2000. Na Nova/SB, onde está desde 2005, desenvolveu projetos para grandes marcas como Caixa, SUS e Sebrae.
Hobby: cozinhar
Comida: canjica mineira
Viagem: Patagônia chilena
Livro: 1Q84, de Haruki Murakami (2009)
Filme: O Melhor Lance (2013)







