D&AD entrega recorde de 7 Black Pencils
Apenas um case brasileiro faturou Yellow Pencils no festival britânico
Apenas um case brasileiro faturou Yellow Pencils no festival britânico
Meio & Mensagem
23 de maio de 2014 - 11h17
O já multipremiado “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, foi o único case brasileiro que conquistou Yellow Pencils na edição 2014 do festival britânico D&AD, que revelou seus resultados na noite desta quinta-feira, 22. A campanha conquistou o prêmio nas categorias Digital Marketing e Integrated&Earned Media. No ano passado, as agências brasileiras tiveram um rendimento melhor, com quatro Yellow Pencils.
O Brasil também conseguiu emplacar nessa edição 8 peças como Nomination e 26 como In-Book. As agências mais premiadas foram Ogilvy, com 2 Yellow Pencils, 2 Nominations e 3 In-books, Leo Burnett Tailor Made, com 2 Nominations e 6 In-Books, e AlmapBBDO, com 1 Nomination e 6 In-Books. Também foram premiadas JWT, Grey, AgênciaClick Isobar, Loducca, Greco Design, Y&R, FCB e Borghi/Lowe.
Na disputa por países, o Reino Unido teve 182 prêmios no total, incluindo 9 Yellow Pencils, 1 White Pencil e 1 Black Pencil. A segunda posição ficou com os Estados Unidos, com 123 prêmios, seguido por França, com 48,Japão, 40, Austrália e Brasil, ambos com 37. Um dos destaques entre as forças emergentes da criatividade foi a Índia, com 25 prêmios.
Senna, Sweetie e Van Damme
O júri bateu um recorde nos 52 anos de história do festival ao outorgar 7 Black Pencils, prêmio máximo destinado a ideias que trazem novas tendências para o mercado. Dentre as vencedoras estão “The epic split”, da Forsman & Bodenfors para Caminhões Volvo — que já foi a vencedora dos prêmios principais do New York Festivals, One Show e Art Director´s Awards —, “Sound of Honda/Ayrton Senna 1989”, da Dentsu para Honda, e “Sweetie”, da Lemz para Terre des Hommes. As três peças empataram como as mais premiadas do festival, pois além do Black Pencil faturaram 2 Yellow Pencils cada.
Além dos 7 Black Pencils, o festival entregou 52 Yellow Pencils, 2 White Pencils (categoria voltada a ações com causa social), 144 Nominations e 480 In-Book.
Tim Lindsay, CEO do D&AD, lembra que dois cases de White Pencil (“Sweetie” e “The most powerful arm”), categoria voltada para ações com causa, também foram agraciadas com Black Pencil, o que mostra a evolução desse tipo de comunicação. “Não é apenas trabalho para ONG, caridade ou serviços públicos, mas campanhas que realmente demonstram que se pode fazer algo legal ao fazer o bem. São ideias originais, bem executadas e que fazem uma diferença positiva na vida das pessoas”.
Vencedores de Black Pencils:
• ‘CSPD 2012 Annual Report’, da WAX Partnership para Calgary Society for Persons with
Disabilities (Writing for Design – Annual Reports) – Canadá
• ‘Gravity Light’, da Therefore (White Pencil – Design) – Reino Unido
• ‘Improving Safety and Comfort on Train Platforms’, da Edenspiekermann para NS/ProRail
(Digital Design – Technological Innovation) – Holanda
• ‘Sound of Honda / Ayrton Senna 1989’, da Dentsu Tóquio para Honda (Digital Marketing –
Sound Design & Use of Music for Digital Marketing) – Japão
• ‘Sweetie’, da LEMZ para ONG Terre des Hommes (White Pencil – Advertising & Marketing
Communications) – Holanda
• ‘The Epic Split’, da Forsman & Bodenfors para Volvo Trucks (Digital Marketing – Online
Branded Films) – Suécia
• ‘The Most Powerful Arm’, da Finch para Save Our Sons (Digital Design – Technological
Innovation) – Austrália
Os três cases mais premiados do festival:
“Sounds of Honda/Ayrton Senna”, da Dentsu Tóquio para Honda
“Sweetie”, da LEMZ para ONG Terre des Hommes
‘The Epic Split’, da Forsman & Bodenfors para Volvo Trucks
Prêmios brasileiros:
Prêmio | Case | Agência | Cliente |
Yellow Pencil | Retratos da real beleza | Ogilvy | Dove |
Yellow Pencil | Retratos da real beleza | Ogilvy | Dove |
Nomination | Superfórmula contra o câncer | JWT | AC Camargo Cancer Center |
Nomination | Superfórmula contra o câncer | JWT | AC Camargo Cancer Center |
Nomination | Retratos da real beleza | Ogilvy | Dove |
Nomination | Retratos da real beleza | Ogilvy | Dove |
Nomination | Espelhos | AlmapBBDO | Volkswagen |
Nomination | Campo desmatado | Grey | WWF |
Nomination | Enterro do Bentley | Leo Burnett Tailor Made | ABTO |
Nomination | Enterro do Bentley | Leo Burnett Tailor Made | ABTO |
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público