Assinar

D&AD entrega recorde de 7 Black Pencils

Buscar

D&AD entrega recorde de 7 Black Pencils

Buscar
Publicidade
Comunicação

D&AD entrega recorde de 7 Black Pencils

Apenas um case brasileiro faturou Yellow Pencils no festival britânico


23 de maio de 2014 - 11h17

 O já multipremiado “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, foi o único case brasileiro que conquistou Yellow Pencils na edição 2014 do festival britânico D&AD, que revelou seus resultados na noite desta quinta-feira, 22. A campanha conquistou o prêmio nas categorias Digital Marketing e Integrated&Earned Media. No ano passado, as agências brasileiras tiveram um rendimento melhor, com quatro Yellow Pencils.

O Brasil também conseguiu emplacar nessa edição 8 peças como Nomination e 26 como In-Book. As agências mais premiadas foram Ogilvy, com 2 Yellow Pencils, 2 Nominations e 3 In-books, Leo Burnett Tailor Made, com 2 Nominations e 6 In-Books, e AlmapBBDO, com 1 Nomination e 6 In-Books. Também foram premiadas JWT, Grey, AgênciaClick Isobar, Loducca, Greco Design, Y&R, FCB e Borghi/Lowe.

Na disputa por países, o Reino Unido teve 182 prêmios no total, incluindo 9 Yellow Pencils, 1 White Pencil e 1 Black Pencil. A segunda posição ficou com os Estados Unidos, com 123 prêmios, seguido por França, com 48,Japão, 40, Austrália e Brasil, ambos com 37. Um dos destaques entre as forças emergentes da criatividade foi a Índia, com 25 prêmios.

Senna, Sweetie e Van Damme

O júri bateu um recorde nos 52 anos de história do festival ao outorgar 7 Black Pencils, prêmio máximo destinado a ideias que trazem novas tendências para o mercado. Dentre as vencedoras estão “The epic split”, da Forsman & Bodenfors para Caminhões Volvo — que já foi a vencedora dos prêmios principais do New York Festivals, One Show e Art Director´s Awards­ —, “Sound of Honda/Ayrton Senna 1989”, da Dentsu para Honda, e “Sweetie”, da Lemz para Terre des Hommes. As três peças empataram como as mais premiadas do festival, pois além do Black Pencil faturaram 2 Yellow Pencils cada.

Além dos 7 Black Pencils, o festival entregou 52 Yellow Pencils, 2 White Pencils (categoria voltada a ações com causa social), 144 Nominations e 480 In-Book.

Tim Lindsay, CEO do D&AD, lembra que dois cases de White Pencil (“Sweetie” e “The most powerful arm”), categoria voltada para ações com causa, também foram agraciadas com Black Pencil, o que mostra a evolução desse tipo de comunicação. “Não é apenas trabalho para ONG, caridade ou serviços públicos, mas campanhas que realmente demonstram que se pode fazer algo legal ao fazer o bem. São ideias originais, bem executadas e que fazem uma diferença positiva na vida das pessoas”.

wraps

 Vencedores de Black Pencils:

• ‘CSPD 2012 Annual Report’, da WAX Partnership para Calgary Society for Persons with
Disabilities (Writing for Design – Annual Reports) – Canadá
• ‘Gravity Light’, da Therefore (White Pencil – Design) – Reino Unido
• ‘Improving Safety and Comfort on Train Platforms’, da Edenspiekermann para NS/ProRail
(Digital Design – Technological Innovation) – Holanda
• ‘Sound of Honda / Ayrton Senna 1989’, da Dentsu Tóquio para Honda (Digital Marketing –
Sound Design & Use of Music for Digital Marketing) – Japão
• ‘Sweetie’, da LEMZ para ONG Terre des Hommes (White Pencil – Advertising & Marketing
Communications) – Holanda
• ‘The Epic Split’, da Forsman & Bodenfors para Volvo Trucks (Digital Marketing – Online
Branded Films) – Suécia
• ‘The Most Powerful Arm’, da Finch para Save Our Sons (Digital Design – Technological
Innovation) – Austrália

 Os três cases mais premiados do festival:

“Sounds of Honda/Ayrton Senna”, da Dentsu Tóquio para Honda

“Sweetie”, da LEMZ para ONG Terre des Hommes

‘The Epic Split’, da Forsman & Bodenfors para Volvo Trucks

Prêmios brasileiros:
 

Prêmio Case Agência Cliente
Yellow Pencil Retratos da real beleza Ogilvy Dove
Yellow Pencil Retratos da real beleza Ogilvy Dove
Nomination Superfórmula contra o câncer JWT AC Camargo Cancer Center
Nomination Superfórmula contra o câncer JWT AC Camargo Cancer Center
Nomination Retratos da real beleza Ogilvy Dove
Nomination Retratos da real beleza Ogilvy Dove
Nomination Espelhos AlmapBBDO Volkswagen
Nomination Campo desmatado Grey WWF
Nomination Enterro do Bentley Leo Burnett Tailor Made ABTO
Nomination Enterro do Bentley Leo Burnett Tailor Made ABTO
Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público