DM9 conquista Grand Clio com campanha para Leica
Agência é única brasileira a conquistar um dos prêmios máximos do festival, que concede, no total, 30 Grand Clios
A campanha “The One Exhibition”, da DM9 para Leica, conquistou um dos 30 Grand Clios distribuídos pelo Clio Awards 2024.
No início de abril, a agência já havia sido consagrada como a brasileira mais premiada desta edição. Além do case para a empresa de fotografia, que ganhou 3 Ouros, Prata e Bronze, a empresa também foi reconhecida pelo trabalho “Audience Delivery”, criado para iFood, que conquistou Prata e 3 Bronzes.
Ícaro Doria, CCO da DM9, conta que a ideia de “The One Exhibition” foi a de demonstrar que, apesar de possui um sensor digital de 60 megapixels, a Leica M11 é uma câmera que consegue preservar o craft do olhar do fotógrafo.
Por isso, a agência convidou Dan Baker, que registra imagens das ruas de Brighton, na Inglaterra, para registrar uma única imagem, que ganhou mostra e livro dedicados a ela.
“A M11, apesar de ser super tecnológica e ter um sensor digital de última geração, é uma câmera que preserva o craft do fotógrafo. Tudo é manual, do foco a abertura, do enquadramento ao ISO, tudo é feito manualmente, porque a M11 é uma câmera feita para preservar o craft e a visão da fotógrafa ou fotógrafo. Com ‘The One Exhibition’, buscamos fazer um grande demo do produto, sem perder a essência da marca e do que a M11 propõe. Por isso, a visão de Baker, e tudo o que ele vê nessa foto, é celebrado nos mínimos detalhes. A pergunta que a One Exhibition deixa para as pessoas é: o que você enxerga quando consegue ver tudo?”, diz Ícaro.
Os Grand Clios de 2024
Este ano, trabalhos de 15 países conquistaram Grand Clios. Além dos troféus, a cerimônia apresentada pela atriz e comediante Andrea Savage revelou os ganhadores dos prêmios especiais do festival.
Susan Credle, chair global da FCB e conselheira criativa do IPG, recebeu o prêmio de Lifetime Achievement, que celebra a trajetória de profissionais da indústria. Sob a gestão da criativa, a FCB conquistou mais de 170 Clios. A Publicis Conseil foi eleita Agência do Ano, enquanto a Ogilvy foi nomeada Rede do Ano. Já a Rethink Canadá foi selecionada como Agência Independente do Ano.
Do lado dos anunciantes, a Michelob Ultra conquistou o título de Anunciante do Ano. No audiovisual, o reconhecimento de Produtora do Ano foi para a Prodigious Paris.
Confira todos os Grand Clios de 2024:
- Audio: Public Service- “You can buy a radio station” by Havas Gurisa for Loteria y Quinielas del Uruguay
- Audio: Public Service- “Undercover” by Ogilvy Hong Kong for Women Helping Women
- Audio Craft: Product/Service- “Breathe Through It” campaign by David Madrid for Halls
- Branded Entertainment & Content: Product/Service – “WoMen’s football” by Marcel for Orange
- Creative Business Transformation: Product/Service – “Renault-Plug Inn” by Publicis Conseil for Renault
- Creative Business Transformation: Public Service – “Working with Cancer” by Publicis Groupe for Working with Cancer
- Creative Effectiveness: Product/Service – “WoMen’s football” by Marcel for Orange
- Creative Use of Data: Business to Business – “Nativa Meter” by L&C for AB InBev-Bavaria-Cerveza Nativa
- Creative Use of Data: Product/Service – “LIFE EXTENDING STICKERS” by Grey Colombia || VML Colombia for MAKRO COLOMBIA
- Creative Use of Data: Public Service – “Cutcakes” by TBWA\Zurich for Terre des Femmes
- Design: Product/Service – “MY JAPAN RAILWAY” by DENTSU INC. for JR GROUP
- Design: Public Service- “THE DROPSTORE” by Publicis Groupe Benelux for MINISTRY OF FOREIGN AFFAIRS OF THE KINGDOM OF THE NETHERLANDS
- Design Craft: Product/Service- “AdLam” by McCann New York for Microsoft
- Design Craft: Public Service- “Channel 4 Idents” by 4creative + Art Practice for Channel 4
- Direct: Product/Service- “Where to Settle” by McCann Poland & McCann NY for Mastercard
- Direct: Public Service- “Waiting to Live” by VML UK for NHS Blood & Transport
- Digital/Mobile: Product/Service- “Where to Settle” by McCann Poland & McCann NY for Mastercard
- Digital/Mobile & Social Media Craft: Product/Service- “AdLam” by McCann New York for Microsoft
- Experience/Activation: Product/Service- “Driving While Black” by Goodby, Silverstein & Partners/Critical Mass for Courageous Conversation Global Foundation
- Experience/Activation: Public Service- “Pop Tarts: The First Edible Mascot” by Weber Shandwick for Kellanova
- Film: Product/Service- “WoMen’s football” by Marcel for Orange
- Film Craft Music Original: Product/Service- “Play It Safe” by The Monkeys, part of Accenture Song for Sydney Opera House
- Integrated: Product/Service- “Barbie The Movie” by Mattel for Barbie
- Media: Product/Service- “San Émission” by VML Canada / Type1 for Volkswagen Canada
- Out of Home: Product/Service- “Coors Lights Out” by Rethink for Coors Light
- Partnerships & Collaborations: Product/Service- “Barbie The Movie” by Mattel for Barbie
- Print: Public Service- “Solar Impulse – Prêt à Voter” by Publicis Conseil for Solar Impulse
- Print & OOH Craft: Product/Service- “The One Exhibition” by DM9 for Leica PHOTOGLOBAL
- Public Relations: Product/Service- “AIZOME WASTECARE™ Industrial waste — certified as skincare” by Serviceplan Germany for AIZOME
- Social Media: Product/Service- “WoMen’s football” by Marcel for Orange