Dove desafia padrões de beleza impostos pela IA

Buscar

Dove desafia padrões de beleza impostos pela IA

Buscar
Publicidade

Comunicação

Dove desafia padrões de beleza impostos pela IA

Marca celebra 20 anos do movimento Beleza Real com “The Dove Code”, campanha global criada pela Soko que questiona padrões artificiais de beleza


9 de abril de 2024 - 12h37

(Crédito: Divulgação)

No ano em que completa 20 anos em defesa da beleza real, Dove inicia uma nova empreitada: questionar os padrões de beleza presentes nas imagens de mulheres geradas por inteligência artificial (IA).

Criada pela Soko, a campanha global “The Dove Code” tem o objetivo de transformar as mulheres geradas pela tecnologia – cujas aparências continuam refletindo estereótipos sociais. A agência testou prompts para imagens de mulheres incluindo a frase “De acordo com a campanha Dove pela real beleza”, e chegou a resultados mais diversos e reais.

O case ressalta que os exemplos mostrados a partir do experimento foram possíveis somente porque a marca iniciou essa missão de retratar belezas reais há 20 anos. Em 2004, a marca lançava a “Campanha pela Beleza Real”, criada pela Ogilvy.

Criado pela Soko, o comercial retrata resultados reais das buscas feitas com ferramentas de IA — ao utilizar os prompts apresentados –, embalados pela música Pure Imagination, interpretada pela cantora Victoria Canal. A produção é da da Saigon e a direção é de Juliana Curi. Também participaram as empress The Mill, Diprod, Big Sync Music e Hefty.

Para o lançamento de “The Dove Code”, a empresa realizou eventos simultâneos e conectados em Nova York e Londres, divulgando os achados da pesquisa “O Real Estado da Beleza 2024”, conduzida pela Edelman. O levantamento foi feito junto a mais de 33 mil participantes em 20 países e constatou que uma entre cada três mulheres sentem-se pressionadas a alterar a aparência devido à presença de padrões estéticos definidos pela IA.

A campanha abrange mais de 30 países e inclui veiculação na TV, nas redes sociais e no OOH. Veja o filme:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globant cria Globant GUT para reunir agências criativas

    Globant cria Globant GUT para reunir agências criativas

    Grupo será formado por oito estúdios especializados e terá os fundadores das agências na liderança

  • Marcas no entretenimento: novos caminhos criativos e de negócios

    Marcas no entretenimento: novos caminhos criativos e de negócios

    Cineasta e criativo de agência Guga Lemes, da beOriginals, analisa o mercado de produção de entretenimento e as novas oportunidades para as marcas