Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA
Criada pela VML, “Self Gallery” permite que pessoas criem uma exposição personalizada a partir dos dados de seus testes genéticos
Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA
BuscarGenera cria galeria de arte personalizada pelo DNA
BuscarCriada pela VML, “Self Gallery” permite que pessoas criem uma exposição personalizada a partir dos dados de seus testes genéticos
Meio & Mensagem
16 de abril de 2025 - 11h46
“Self Gallery”, da VML para Genera (Crédito: Divulgação)
No dia 25 de abril é celebrada a descoberta do DNA. Com isso em mente, a Genera, laboratório de genômica pessoal, decidiu celebrar o encontro das pessoas com suas ancestralidades por meio da arte e dos dados.
A “Self Gallery” é uma galeria de arte que promete uma experiência interativa e personalizada: ao incluir nesse site os percentuais do teste genético realizado pela Genera, a pessoa recebe uma exposição que combina sua identidade genética a obras de arte extraídas de coleções digitais de museus e galerias ao redor do mundo.
Criada pela VML, a iniciativa também é aberta para quem não fez testes pelo laborátório. Nesse caso, basta calibrar um estimativa de percentuais de ancestralidade das diferentes regiões do planeta.
A galeria trabalha com a ajuda de um algoritmo e oferece uma visão 360º da galeria, cm obras temáticas ou produzidas por artistas das diversas localidades que compõem o material genético da pessoa.
Um dos intuitos do projeto é ampliar a representatividade e democratizar o acesso a produção artística, considerando que muitos dos museus tradicionais privilegiam, historicamente, uma visão eurocêntrica da história da arte.
Além disso, a Genera quer, por meio da campanha, disseminar o conhecimento das pessoas a respeito da própria história genética e demonstrar que isso contribui para a compreensão da própria identidade.
O lançamento da “Self Gallery” ocorreu por meio de uma ativação no Museu da Imigração nessa quarta-feira, 15, em que os visitantes puderam experimentar a iniciativa em um totem interativo.
A campanha também apresenta um filme de 30 segundos que fala mais sobre a iniciativa:
Compartilhe
Veja também
Luana Piovani divulga a última temporada de Você, da Netflix
Atriz conhecida por seus fortes discursos em defesa dos direitos das mulheres questiona postura do personagem principal da série
Omnicom Media Group investe em hub de criatividade
Studio Labs oferecerá aos clientes do grupo trabalhos de produção audiovisual, design e arte final