HSBC inicia troca de JWT por Grey141
Movimento é repercussão local dos resultados da concorrência global concluída em março
Movimento é repercussão local dos resultados da concorrência global concluída em março
Meio & Mensagem
17 de maio de 2013 - 12h45
A conta do HSBC no Brasil está em fase de transição entre agências: a JWT finaliza as últimas campanhas e a Grey141 começa a assumir o atendimento local ao anunciante, num processo que pode se estender até julho.
A mudança era esperada desde março, quando o banco encerrou o processo de concorrência por sua conta global. Na ocasião, a rede Grey ficou com o varejo na América Latina e a JWT, com o institucional e a área de private banking, ambas globalmente. A rede Saatchi & Saatchi assumiu as áreas de clientes premium (HSBC Premier), gestão de fortunas e patrocínios – mas por ora não há a confirmação de que a F/Nazca S&S assumirá a verba no Brasil.
Ao final do processo de concorrência, o Publicis quebrou a hegemonia do WPP no atendimento à instituição financeira inglesa. O grupo liderado por Sir Martin Sorrell atendia sozinho o HSBC desde 2004, quando as agências do WPP venceram uma das primeiras revisões globais de conta de publicidade. O banco é um dos 100 maiores anunciantes do mundo em valor investido. De acordo com o Data Center do Ad Age, o investimento mensurável global gira em torno de US$ 327 milhões, mas estima-se que a parte não mensurável represente mais US$ 200 milhões.
Ao todo, participaram da concorrência cinco redes: JWT, Grey, Saatchi & Saatchi, BBDO e McCann. Esta se retirou do processo após alerta do escritório brasileiro sobre possível conflito, já que a WMcCann passou a concentrar toda a verba do Bradesco em janeiro.
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