Imaginaria atrai adeptos da leitura
App criado pela JWT para a Livraria da Vila está superando a expectativa de dowloads
App criado pela JWT para a Livraria da Vila está superando a expectativa de dowloads
Roseani Rocha
23 de julho de 2012 - 8h31
Inspirado no mecanismo do FourSquare, em que os usuários fazem check-in dos lugares onde estão no mundo físico, por sistema de geolocalização, o aplicativo Imaginaria permite que os leitores façam check-in em lugares que somente existem no mundo da literatura.
A sacada foi da JWT, agência que atende a Livraria da Vila e o aplicativo já teve mais de 4.000 dowloads de abril até a semana passada e chegou a atingir o posto de App do Dia, na Apple Store em alguns momentos. A agência vinha conversando com o cliente sobre algumas possibilidades que representassem inovação e um aprofundamento maior do cliente nas plataformas digital e mobile. O projeto do app começou a ser feito em janeiro e o produto foi para a Apple Store no fim de abril.
O Imaginaria pode ser baixado gratuitamente e a partir dele os apaixonados pela leitura, seja lá em qual plataforma, podem indicar os locais famosos nas obras literárias por onde já passaram ou mesmo acrescentar seus livros. “O fato de não poder incluir novos locais era a principal queixa e trabalhamos bastante nisso e a nova versão do Imaginaria já permite que o internauta faça isso”, explicou Fabio Maca, redator da JWT.
Se estiver lendo O Pequeno Príncipe e der um check-in no Asteróide, a informação vai para a timeline no Imaginaria e pode ir também para o Facebook e Twitter. Numa segunda etapa, a Livraria deve possibilitar que os usuários do aplicativo que acumularem determinado número de pontos, de acordo com a quantidade de check-in que fizerem, possam ter descontos em suas compras.
A quantidade de dowloads obtida até agora é considerada “super expressiva” por Fabio Maca, dado o fato de que, por enquanto, o aplicativo só é disponível para iPhone e que até o momento foi feito somente um pequeno esforço em assessoria de imprensa. Para lançar efetivamente o produto, agência e cliente têm cogitado uma campanha com foco nos pontos de venda da Livraria, que possui sete lojas na cidade de São Paulo. “Na verdade, este é um aplicativo muito bacana, que se divulga sozinho. A ideia é essa, que as pessoas espalhem a marca e tenham experiência com a Livraria”, conclui Maca.
Estratégia muito bem pensada, considerando que os aficionados pelo mundo digital em geral já têm uma propensão a novas experiências e os fãs dos livros especificamente gostam de ir fundo no universo da fantasia.
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