MDC Partners acerta joint venture com Peralta
Acordo marca chegada da holding ao Brasil e se inicia com foco nos principais clientes da Crispin, Porter + Bogusky
MDC Partners acerta joint venture com Peralta
BuscarMDC Partners acerta joint venture com Peralta
BuscarAcordo marca chegada da holding ao Brasil e se inicia com foco nos principais clientes da Crispin, Porter + Bogusky
Felipe Turlao
15 de abril de 2012 - 2h55
A agência brasileira Peralta, controlada pelo publicitário Alexandre Peralta, acaba de firmar um acordo de joint-venture com a MDC Partners, marcando a entrada da holding no mercado brasileiro. Peralta mantém o nome da agência e 100% das ações. A negociação entre as partes foi noticiada pelo Meio & Mensagem no dia 10 de fevereiro (veja aqui).
O acordo se iniciará com foco nos principais clientes da Crispin Porter + Bogusky, a principal agência da holding, e também será uma plataforma para outras colaborações no futuro. Na prática, a Peralta será a representante da Crispin no Brasil e poderá atender clientes da agência norte-americana no País. Alguns dos principais nomes do portfólio são Best Buy, Windows, Hulu, Coca-Cola Zero, Milka, Old Navy, Domino´s Pizza, Baby Carrots, Bic, Windows Phone, Scania, Axe, Mini, Volkswagen, Ikea e a marca Macaroni & Cheese, da Kraft.
"O Brasil é um dos mais empolgantes e dinâmicos lugares do mundo, onde há abundância de grandes talentos. Há muito tempo queríamos fazer parte desse incrível mercado e agora temos o parceiro perfeito. Eu estou entusiasmado com a oportunidade de trabalhar com a Peralta", afirmou em comunicado Chuck Porter, Chairman da Crispin e diretor de estratégia da MDC.
No final de janeiro, Alexandre Peralta recomprou os 30% de participação que a rede internacional StrawberryFrog tinha em sua agência desde a fundação, em agosto de 2007. Com isso, a empresa voltou à vida independente e 100% nacional – o que a deixou livre para negociar com a MDC Partners.
Para a MDC Partners, o acordo com Peralta representa o primeiro passo no mercado brasileiro. Em fevereiro do ano passado, a holding adquiriu a Anomaly e afirmou que a agência tem planos de entrar no Brasil em 2012, embora ainda não tenha anunciado isso oficialmente. Para a Crispin, a joint-venture de sua controladora MDC com a Peralta encerra uma série de más notícias, como a perda da conta de Burger King para a McGarryBowen e a saída do sócio Jeff Benjamin para a JWT. Sem contar, claro, a decisão de Alex Bogusky de deixar a publicidade em 2010. A Crispin tem escritórios em Boulder, Miami, Los Angeles, Toronto, Londres, Gotemburgo.
De acordo com Peralta, a agência registrou crescimento de 52% na receita em 2010. Os principais clientes são Natura, PepsiCo, Pirelli, Açúcar União, BRMalls, Anhembi Morumbi, Grupo JBS (Danubio e Faixa Azul) e, uma conquista recente, Bacardi (veja aqui). A sociedade internacional facilitará o trabalho que a Peralta já faz no exterior para Natura e PepsiCo.
Peralta creditou o fim da parceria com a StrawberryFrog à falta de clientes internacionais. “Quando lancei a agência, dei uma participação minoritária para a StrawberryFrog, pois havia uma convergência de filosofias entre nós. Mas também acreditei que a parceria pudesse ser importante na prospecção de clientes internacionais. Entretanto, em todos esses anos não houve nenhum alinhamento internacional, todos os nossos clientes foram conquistados com esforço local”, frisou, na época do divórcio com a agência.
A equipe de 85 profissionais da Peralta, que há poucas semanas adicionou 21 funcionários à casa, é comandada pelos vice-presidentes Jairo Soares (mídia) e Mauro Perez (criação), e os diretores Alexandre Grilo (atendimento), Carolina Espósito (mídia) e Max Nolan Shen (planejamento).
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público