Marcas apoiam documentário sobre o começo da vida
Filme é apoiado por seis marcas e apresentados por ONGs como Unicef para reforçar a influência do ambiente familiar no desenvolvimento dos bebês
Os bebês se desenvolvem a partir da combinação entre a genética e as relações com as pessoas que acompanham seu crescimento. A partir desta descoberta da neurociência, diversas marcas se uniram para apoiar o documentário o documentário “O Começo da Vida”, que busca promover uma reflexão sobre como a sociedade cuida dos primeiros anos de vida de uma criança. Natura, Johnson’s Baby, Huggies, Pom Pom, TAM e Amil são apoiadoras do longa, que estreou em 23 salas de cinema do Brasil, e é apresentado pela Unicef e pelas ONGs Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation e Instituto Alana. Assista ao trailer:
Dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes, o filme traz histórias comoventes de famílias de diversas culturas, etnias e classes sociais de nove países – Brasil, China, França, Itália, Argentina, Estados Unidos, Quênia, Índia e Canadá. Entre as famílias visitadas pela produção está a da modelo Gisele Bündchen e a de Phula, uma menina indiana que cuida sozinha dos irmãos em uma comunidade carente.
O filme traz também entrevistas com especialistas no desenvolvimento infantil, como James Heckman, vencedor do prêmio Nobel de Economia, em 2000. O economista americano cita que, segundo uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos, a cada dólar investido em uma criança, sete dólares são ganhos no futuro. Os convidados discutem temas diversos como licença maternidade, o papel do pai, a criação conjunta, a pobreza, os direitos humanos, a violência, as drogas e o abandono.
O filme foi dublado em seis línguas e legendado em 21 idiomas, é acessível em Libras, closed caption e possui audiodescrição para cegos nas salas de cinema, home vídeo (DVD ou Blu-Ray) e on demand, por meio do aplicativo MovieReading disponível para smartphones e tablets. A produção também está disponível para exibição pública gratuita em cidades onde não há salas de cinema, por meio da plataforma Videocamp.